CI

Covid-19 tem impacto duradouro, diz Rabobank

Aumento intervenção governamental foi notado em todo o mundo


Foto: EuroSLA

O setor global de grãos e sementes oleaginosas global está sentindo o impacto da pandemia de coronavírus (COVID-19), uma vez que tem causado tendências contínuas, como a desglobalização das cadeias de abastecimento e o declínio da demanda por biocombustíveis, aumentando as preocupações com a segurança alimentar, segundo um estudo recente do Rabobank.

O relatório - “O Setor de Grãos e Sementes Oleaginosas em um Mundo Pós-COVID-19” - examinou as tendências potenciais de curto e longo prazo que impactarão todos os elos da cadeia de suprimentos de grãos e oleaginosas, incluindo produtores, fornecedores de insumos agrícolas, comerciantes de grãos, processadores e fabricantes de alimentos à base de grãos. 

Stephen Nicholson, analista de grãos e sementes oleaginosas do Rabobank e autor do estudo, disse a repórteres durante uma videoconferência em 22 de setembro que um grupo de analistas do Rabobank de todo o mundo identificou sete áreas de grandes mudanças de longo prazo para o setor: Aumento intervenção governamental; mudanças no comportamento do consumidor; aumento das preocupações com a segurança alimentar; redução da demanda de biocombustíveis; desglobalização das cadeias de abastecimento; aumento do investimento em cadeias de suprimento digital e declínio na demanda global de rações.

Entre as mudanças de maior impacto ocorridas durante a pandemia, que começou em janeiro e não dá sinais de desaceleração, estão os hábitos alimentares dos consumidores. Antes do COVID-19, os consumidores norte-americanos, por exemplo, comiam 51% de suas refeições fora de casa, mas quando os bloqueios ocorreram para evitar a disseminação do vírus, fechando restaurantes e outros tipos de serviço público de alimentação, esse número despencou para 5%. Mas Nicholson apontou para outras mudanças mais específicas, como um aumento dramático na demanda por farinha e alimentos assados ??que deixaram as prateleiras dos supermercados vazias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.