CI

Crea-GO e Embrapa definem ações para o PAT 2018

Crea-GO e a Embrapa Arroz e Feijão definiram ações conjuntas de cooperação técnica que vão compor no PAT


O Crea-GO e a Embrapa Arroz e Feijão definiram ações conjuntas de cooperação técnica que vão compor no Plano Anual de Trabalho (PAT). Para 2018, foram estabelecidos 14 eventos técnicos e institucionais que serão realizados em municípios goianos, de acordo com as demandas e necessidades de cada região.

O PAT 2018 tem como objetivo desenvolver e executar eventos, orientações técnicas e institucionais, além de programas de treinamentos com foco no aprimoramento dos profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea, na modalidade da Engenharia Agrônomica  e áreas afins.

As atividades realizadas em conjunto pelas duas instituições no ano passado possibilitaram a capacitação de 671 multiplicadores impactando, positivamente, na agricultura local, agregando conhecimento e soluções tecnológicas mais eficazes sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Integrado de Doenças (MID), além de reduzir o número de aplicações de agrotóxicos nos cultivos. Como exemplo dos impactos no campo, o MIP chegou a ser reduzido em até 50% das aplicações nas culturas de soja e  feijão.

Hoje,  o que se observa  é que o custo de produção, ainda, tem gerado aumento, especialmente, devido ao número excessivo de aplicações de produtos químicos e o surgimento de insetos e doenças resistentes a novas pragas e doenças que, antes, eram controladas satisfatoriamente por seus inimigos naturais. Além disso, se constata uma maior exposição dos aplicadores de agrotóxicos, causando danos à saúde, bem como maior contaminação dos alimentos e do meio ambiente.  

Confira, abaixo, a síntese de cada atividade a ser realizada em 2018.

“Desenvolvimento e Manutenção de App sobre Fenologia do Feijoeiro”

Baseado na publicação impressa da Embrapa Arroz e Feijão, “Conhecendo a fenologia do feijoeiro e seus aspectos fitotécnicos”, será desenvolvido um aplicativo (App) para diagnose, como suporte ao processo decisório dos técnicos em campo. O aplicativo será compatível com os sistemas iOS e Android e apresentará características e funcionalidades diversas, além de sistema de gerenciamento em tempo real.

“Workshop sobre “Feijoeiro e seus Aspectos Fitotécnicos”

O  workshop é voltado à produção sustentável do feijoeiro para uma adequada tomada de decisão no manejo da cultura. O encontro tem como público-alvo os profissonais de Asssitência Técnica e Extenção Rural (Ater) pública e privada, como engenheiros agrônomos, pesquisadores, estudantes e produtores rurais. A programação do workshop abordará temas como: Fenologia do Feijoeiro; Manejo de Pragas; Manejo de Doenças; Requerimento de água; Efeitos da estiagem; e Exigências e Deficiências Nutricionais.

Seminário sobre “Pragas que Ameaçam a Agricultura Goiana: como enfrentá-las”? 

O seminário tem o objetivo de capacitar os técnicos na produção sustentável para uma adequada tomada de decisão. O evento é voltado às Aters pública e privada, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores, estudantes e  produtores rurais. O seminário tratará dos seguintes temas: Distribuição de Helicoverpa armigera em Goiás; Desafios no Controle da Mosca Branca; Manejo Integrado de Pragas (MIP) da Soja; e Armadilha inteligente para monitoramento de praga.

Seminário sobre “Impacto do Clima no Desenvolvimento, Crescimento e produtividade nos Cultivos”

O seminário tem como objetivo capacitar profissionais na produção sustentável para uma adequada tomada de decisão no manejo dos cultivos. O público-alvo é composto por agentes de Ater pública e privada,  engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores, estudantes e produtores rurais. O evento debaterá os seguintes temas: Zoneamento Agrícola de Risco Climático para os Cultivos de Grãos no Brasil; Tendências e Projeções Climáticas para o Cerrado Brasileiro; e Potencial Impacto nas Culturas de Soja, Feijão e Arroz.

.Ciclo de palestras sobre “Sistemas Integrados de Produção para a Formação de Profissionais”

O ciclo de palestras terá como foco principal a propagação da importância dos conceitos de Sistemas Integrados de Produção para a formação de profissionais. Os debates buscam caminhos mais eficazes para o desenvolvimento da agricultura sustentável no Estado. As palestras serão realizadas nas principais escolas de agronomia de Goiás e instituições de ensino, contando com a participação de integrantes do Crea-GO Jovem. Os coordenadores e técnicos do Crea-GO estarão envolvidos na programação. O evento terá como público-alvo professores e estudantes de agronomia dos municípios goianos estipulados pelo PAT 2018.

 “Workshop Goiano de Consultoria Agronômica”

O workshop será voltado aos engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas regularmente inscritos no Crea-GO e terá como objetivo capacitar os profissionais do Sistema Confea/Crea para atuarem como consultores de campo. O evento será uma  oportunidade para que os assessores técnicos do Crea possam mostrar como o compartilhamento de informações pode potencializar a produção agropecuária no Estado, com maior eficiência e redução de impactos ambientais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.