CI

Crédito para os produtores rurais pode ser facilitado?

Solução de inteligência artificial e analytics, fintech passa a entregar mais segurança e agilidade na concessão de crédito para agricultores de pequeno e médio portes


Foto: Divulgação

Foi realizado um estudo que cruzou indicadores como a previsibilidade das safras e a balança comercial de commodities, revelando uma precificação adequada. Isso por que, a Agrolend, fintech que facilita o acesso ao mercado de crédito para pequenos e médios produtores rurais, firmou parceria com a Serasa Experian para ter acesso a sua expertise em análise de crédito e gestão de risco. A partir de agora, a Agrolend passa a contar com soluções de ponta da Serasa Experian para aprimorar a precificação do crédito oferecido aos clientes, além de mitigar riscos de concessão. O objetivo é transformar o processo de demanda e concessão do recurso financeiro em algo mais ágil, seguro e descomplicado.

A fintech passou a utilizar o Serasa Score Agro, que, desenvolvido para atender as peculiaridades do setor, oferece informações para a análise de crédito, permitindo decisões seguras por meio da definição de parâmetros que reduzem o risco de inadimplência.  Como resultado, a empresa pôde rentabilizar melhor seu modelo de negócio por meio de uma plataforma digital que conecta distribuidoras de insumos e revende maquinários e serviços diversos, reforçando sua missão de desburocratizar o acesso ao crédito e promover impacto social por meio de apoio a ecossistemas menos privilegiados, longe de grandes capitais e com menos investimentos.

Conforme as informações que foram divulgadas pela assessoria de imprensa, a Agrolend tem acesso ao produtor rural quando ele busca crédito junto a parceiros para planejar sua plantação. Dando continuidade a esse trabalho, a fintech, que já possui 350 clientes e R$ 50 milhões em carteira de crédito, tem o desejo de ampliar sua carteira para 500 milhões de reais até o final deste ano e fechar 2023 com R$ 1 bilhão, além de criar linhas de crédito especiais para agricultores que adotem práticas sustentáveis.

De acordo com André Glezer, CEO da Agrolend, alavancar a produtividade das safras, expandir as culturas e adotar novas tecnologias são sonhos difíceis para muitos agricultores, que precisavam lidar com a escassez de crédito do setor. “Em meio ao cenário, contar com a segurança e facilidade das soluções da Serasa Experian foi crucial para ganharmos tração e podermos atingir o público que buscávamos: bons produtores que, até então, tinham pouco acesso ao crédito. A parceria também nos ajudou a desenvolver uma plataforma simples e digital com dados de confiança que devem precificar taxas justas para quem busca crédito e rentáveis para quem o concede”. 

Já para o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, a parceria com a Agrolend reforça o propósito da companhia de seguir cada vez mais próxima do mercado do agronegócio, ofertando de maneira inovadora soluções seguras para as concessões de crédito oferecidas por seus parceiros. “Para nós é muito importante essa união com fintechs que pensam no desenvolvimento dos pequenos e médios agricultores, incentivando o aumento da produtividade e rentabilidade de seus negócios de maneira sustentável”.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.