CI

Crédito rural será tema de seminário promovido pela Emater-MG

Evento será nesta quinta-feira (17/3), com transmissão pelo YouTube


Foto: Divulgação

A Emater-MG promove, nesta quinta-feira (17/3), o seminário “Crédito rural: mudanças e perspectivas”. O evento começa às 9 horas e será transmitido pelo canal do YouTube da empresa. Para acessar, clique AQUI.

A abertura do seminário será feita pelo presidente da Emater-MG, Otávio Maia. Em seguida, o diretor técnico da empresa, Gelson Soares Lemes, fará uma palestra com o tema “Conjuntura do Crédito Rural em Minas Gerais”.

O deputado federal Arnaldo Jardim, autor da Lei do Fiagro, irá fazer a apresentação “O impacto das leis 13.986/2020 e 14.130/2021 no crédito rural brasileiro”. A Lei 13.986 criou novas modalidades de garantia nas operações de financiamento rural e viabilizou a expansão do financiamento ao agronegócio por meio do mercado de capitais.

Já a Lei 14.130 instituiu os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), que são um instrumento para que o agronegócio possa captar recursos no mercado financeiro. Esses fundos permitem que qualquer investidor, nacional ou estrangeiro, possa direcionar seus recursos ao setor, seja diretamente (com a aquisição de imóveis rurais) ou indiretamente (com a aplicação em ativos financeiros atrelados ao agronegócio).

Encerrando as apresentações, o diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário, do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, fará a palestra “Crédito rural: Recursos controlados, recursos livres, novas modalidades e suas implicações e impactos”.

A mediação do seminário será feira pelo coordenador técnico estadual da Emater-MG, Argileu Martins. Quem estiver assistindo ao evento poderá enviar perguntas que serão respondidas pelos debatedores.

“O seminário é uma grande oportunidade, tanto para técnicos dos setores público e privado, como para produtores rurais. Vamos abordar as mudanças que estão ocorrendo nas linhas de crédito dos recursos controlados pelo governo federal e também dos recursos livres”, afirma o diretor técnico da Emater-MG, Gelson Soares Lemes.

A Emater–MG é uma das empresas que elaboram projetos de crédito rural, para que o produtor possa investir na implantação, ampliação e modernização da infraestrutura de produção e serviços no estabelecimento rural. A principal atuação da empresa é em relação ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Anualmente, a Emater-MG é responsável pela emissão de milhares de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), necessárias para que os agricultores familiares obtenham crédito e acessem outras políticas públicas.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.