CI

Cresce envio de soja e gado vivo do MS para outros Estados


A queda nas exportações de soja e carnes, as duas principais commodities de Mato Grosso do Sul, foi motivada pela saída das matérias-primas para outros Estados.

No caso do boi, segundo a avaliação do secretário-executivo do Centro das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Ciems), Aldo Barrigosse, houve crescimento no envio de gado em pé (vivo) para Estados, como São Paulo, onde a carne é beneficiada. “Devido à diferença de tributos, muitos pecuaristas do Estado optaram por enviar o boi vivo para ser abatido nas indústrias vizinhas”, explicou o secretário da Ciems. Isso, segundo ele, trouxe redução no volume de carne desossada e congelada, que é exportada pelos frigoríficos situados em Mato Grosso do Sul a outros países.

A pressão sobre preços e a interferência de Estados vizinhos também são apontadas pelo analista pecuário Júlio Brissac como causas da redução nas exportações de carne bovina do Estado em 2002. “As unidades produtoras, quando querem comprar boi para cumprir um contrato de exportação, buscam gado em qualquer lugar. Como somos o maior produtor de gado comercial do País, houve realmente uma interferência no mercado”, enfatizou.

Soja

Já em relação à soja, o consultor de exportações, engenheiro agrônomo João Pedro Cuthi Dias explica que a queda foi provocada pelo aumento no envio do produto a outros Estados para formação de lotes de exportação. “Muitas empresas guardavam a soja direto em armazéns em Paranaguá ou Santos e, na hora do embarque, a formação do lote saiu pelo local onde o produto estava depositado”, esclarece.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.