CI

Cresce o consumo de café entre os jovens

De 2003 a 2010, subiu de 85% para 91% o percentual de pessoas entre 15 e 19 anos que bebem café regularmente


Pesquisa aponta que, de 2003 a 2010, subiu de 85% para 91% o percentual de pessoas entre 15 e 19 anos que bebem café regularmente. Dado faz parte de estudo da ABIC realizado com apoio do Ministério da Agricultura
 
Os jovens brasileiros estão consumindo mais café. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 26 de maio, aponta que, de 2003 a 2010, subiu de 85% para 91% o percentual de pessoas dos 15 aos 19 anos que declararam ter o café como bebida habitual. Na faixa de 20 aos 26 anos esse valor passou de 83% para 90%, no mesmo período. O estudo “Tendências de Consumo de Café” é realizado anualmente pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O café se tornou ‘fashion’ e os jovens se juntaram aos seus pais no gosto pelo nosso cafezinho”, comemora o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva. Segundo a ABIC, as pesquisas que mostram os benefícios da bebida para a saúde e a variedade de receitas com café que combinam leite vaporizado, calda de chocolate e chantilly contribuíram para ampliar os consumidores jovens.

A pesquisa mostrou também que, nos últimos sete anos, a preferência pela bebida também aumentou entre as pessoas entre 27 e 35 anos: de 86% para 94%, e na faixa etária acima dos 36 anos: 96% para 98%. Houve, ainda, a confirmação de que o café é a segunda bebida mais consumida pela população acima dos 15 anos, atrás apenas da água e à frente dos refrigerantes. Em 2010, essa penetração foi apontada por 95% dos entrevistados, que afirmaram ter o café entre as bebidas habituais. Os entrevistados também disserem ter consumido o produto na véspera e no dia da entrevista.

Para a pesquisadora responsável pelo estudo, Ivani Rossi, esse dado mostra consistência no consumo da bebida. “Não é um produto sazonal. É um consumo consistente identificado ao longo dos anos”, afirma.

Outra constatação do estudo é o crescimento do hábito de se tomar café fora de casa. A quantidade de pessoas que declararam saborear um cafezinho em padarias, cafeterias, restaurantes e outros saltou de 14%, em 2003, para 57%, em 2010 – um aumento de 307%. Nesse universo, o café coado ou filtrado tem a preferência de 94% dos consumidores. Porém, houve um crescimento de 21,3% no consumo de espresso e café gourmet.

Hábitos de consumo

Entre o que bebem café espresso, 100% disseram consumi-lo puro depois do almoço e do jantar. Para 55% dos entrevistados, um bom café é aquele que deixa um gosto bom na boca. A pesquisa mostrou que 45% das pessoas consultadas afirmaram que pagariam mais por um bom café, outro dado que mostra a busca por qualidade.

Os benefícios da bebida também foram objeto do estudo. Das 1.680 pessoas entrevistadas, 50% declararam conhecer as vantagens do consumo regular. A principal – mais disposição – foi apontada por 70%. A melhoria da memória de da concentração foi mencionado por 30% das pessoas consultadas em 2010.

Entenda melhor

A pesquisa “Tendências de Consumo do Café” retrata o perfil do consumo em 2010. Para realizar o estudo foram entrevistadas 1.680 pessoas acima de 15 anos, em municípios de todas as regiões do país. A pesquisa anual tem a intenção de identificar a posição do café nos hábitos de consumo e levantar informações que permitam acompanhar a evolução de mercado. O estudo é realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) do Ministério da Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.