Agronegócio

Cresce produção de milho e recorde se confirma

Pelo segundo ano consecutivo, "safrinha" vence a de verão
Por: -Joana Cavinatto
2828 acessos
por

A produção de milho em 2013 está 13,2% maior no Brasil. Segundo a estimativa de setembro do IBGE, o volume colhido será de 80,7 milhões de toneladas, somadas as duas safras. A previsão ainda é de safra recorde.


Não mais apenas uma “safrinha”, este é o segundo ano consecutivo em que a segunda safra ultrapassa a primeira. 34,3 milhões de toneladas são da de verão, cerca de 42% do total do cereal. Já a safra de inverno rendeu 46,4 mi t, 57% do total da produção. 


Segundo o IBGE, os produtores investiram no milho 2ª safra por ter apresentado bons preços de mercado na ocasião da decisão de plantio. Outro ponto a favor é o fato de ser uma cultura que responde muito bem em sucessão à soja, além de ser tecnicamente recomendada para esta época de plantio.


Em relação à safra de verão, apenas os estados do Nordeste apresentaram variações relevantes. A estiagem prejudicou a região, que continua indicando reduções (-4,2%) neste último levantamento. Neste mês, os estados que apresentaram redução na produção foram: Ceará (-9,0%), Rio Grande Do Norte (-3,5%), Paraíba (-16,3%), Pernambuco (-2,6%) e Bahia (-6,8%).


Já a estimativa do safrinha apresentou aumento de 0,2% em relação à informação de agosto. A boa produtividade foi devido às boas condições climáticas. Bahia, Goiás e Mato Grosso tiveram suas estimativas aumentadas em 3,9%, 1,7% e 0,8%, respectivamente. Já São Paulo e Paraná reduziram as estimativas em 6,4% e 0,6%, que correspondem a 85.099 t e 63.008 t, respectivamente.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink