CI

Crescem empresas em busca de certificação de adjuvantes

“Ao contrário dos defensivos agrícolas ou agroquímicos, adjuvantes não necessitam de registro oficial "


Foto: Adjuvantes da Pulverização

Anunciado no final do ano passado, o Selo Oficial de Funcionalidade para Adjuvantes Agrícolas do Instituto Agronômico (IAC) recebeu adesão de mais 14 fabricantes. Agora, esse número subiu para 20.

Dentre as empresas estavam Agrocete, Apex Agro, Equilex Chemicals, Momentive Performance Materials, Thera Química e Vittia. A direção do programa “Adjuvantes da Pulverização”, responsável pela concessão do selo, celebra o rápido avanço do número de empresas interessadas na certificação.

De acordo com o coordenador do programa, o pesquisador Hamilton Ramos, o selo assegura a funcionalidade de adjuvantes agrícolas e é conferido somente a empresas que tenham produtos aprovados em avaliações executadas por especialistas do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do IAC.

 “Ao contrário dos defensivos agrícolas ou agroquímicos, adjuvantes não necessitam de registro oficial no Brasil. Essa brecha regulatória representa riscos quanto à qualidade de adjuvantes vendidos ao agricultor”, complementa Ramos. “Um adjuvante de má-qualidade, associado a um defensivo agrícola com tecnologia de ponta, ocasiona perdas relacionadas a investimentos do agricultor para controlar pragas, doenças e plantas daninhas.”

Nesse cenário, Ramos destaca ainda que da entrada do pedido no Selo de Funcionalidade pelas companhias, até a conclusão de laudos, seguem-se pelo menos seis meses de estudos.  “A meta principal do programa ‘Adjuvantes da Pulverização’ é desenvolver normas que respaldem um sistema oficial de certificação único para esses produtos”, salienta o pesquisador. “O Selo de Funcionalidade constitui uma parte relevante desse processo”, finaliza.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.