Criação de fundo de apoio deve beneficiar setor agroindustrial
CI
Agronegócio

Criação de fundo de apoio deve beneficiar setor agroindustrial

Conselho Monetário Nacional (CNM) aprovou linhas de financiamentos para capital de giro do setor
Por:
Diante da crise enfrentada pelo setor da avicultura em função do aumento dos preços dos insumos, o Conselho Monetário Nacional (CNM) aprovou linhas de financiamentos para capital de giro do setor. Agora, os criadores e representantes se articulam junto a interlocutores no Senado Federal para que intercedam pelos produtores e assim consigam uma audiência no Banco Central para discutir a taxa de juros oferecida ao setor e o acesso às alíquotas. A preocupação é para que os empresários do ramo não sejam ainda mais prejudicados. Em relação a Mato Grosso que é responsável por 3,94% da produção de frango produzida no Brasil, o senador Cidinho Santos (PR) é o articulador em Brasília.


O parlamentar participou de uma reunião na União Brasileira de Avicultura (Ubabef), em São Paulo nesta terça-feira e destacou que a preocupação dos empresários é que as medidas que vêm sendo anunciadas pelo governo federal para minimizar a crise, comecem a ser aplicadas. “O Brasil é o 3º maior produtor de aves do mundo. A sua importância reflete-se em toda a economia brasileira visto que, são gerados mais de 400 mil empregos diretos e outros 4 milhões de empregos indiretos por meio da atividade avícola. Ou seja, a necessidade de ‘socorrer’ o setor é grande, pois a crise gerada com o aumento dos preços dos insumos pode ser a maior já vista nos últimos tempos”, alertou o senador.


Cidinho Santos informa ainda que sequência às negociações no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) pedindo a renovação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), com a extensão dos benefícios na avicultura. Atualmente o Reintegra beneficia com a desoneração de impostos não ressarcíveis, somente a carne de frango processada, que corresponde a apenas 4% das exportações brasileiras do produto. O programa é uma medida criada pelo governo federal para estimular a economia brasileira de exportação.


De acordo com o senador, só em 2011 a avicultura contribuiu com R$ 27 bilhões no PIB brasileiro, com uma produção de 13.058 toneladas de carne, número que segundo ele é muito significativo e por isso é preciso intervir em favor dos produtores nesse momento de crise.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink