Criação de porcos e galinhas pode ser foco de doença

Agronegócio

Criação de porcos e galinhas pode ser foco de doença

Por:
4 acessos

A criação de porcos e galinhas aumenta o risco de transmissão de Leishmaniose, doença causada pelo protozoário Leishmania e transmitida por um inseto conhecido como Mosquito-palha. Essa foi a conclusão de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada durante três anos, com um grupo de crianças e cães em uma região endêmica, no interior da Bahia.

O estudo revela que o risco de contrair Leishmaniose visceral é de duas a quatro vezes maior entre crianças que vivem em casas com criações desses animais. De acordo com a pesquisa, apesar de apenas o cão ser reconhecido como animal doméstico hospedeiro do inseto, a criação de porcos e galinhas favorece o aumento do número do Mosquito-palha, o Flebótomo, que é o vetor do protozoário.

Segundo o estudo, com a proliferação do Mosquito-palha, cresce a possibilidade de um desses insetos virem a picar um cão infectado e transmitir a doença ao picar outros animais ou o homem. "A presença de porcos e galinhas possibilita um aumento do número dos flebótomos porque o sangue deles funciona como fonte de alimento para esses insetos e além disso a matéria orgânica de chiqueiros e galinheiros é um terreno propício para que os flebótomos depositem seus ovos", explica Edson Duarte, coordenador da pesquisa. Ele disse que o estudo servirá para a orientação de programas de prevenção à doença.

"Ao identificar as casas com criadores de animais como locais de maior risco, podemos passar a estender e concentrar a borrifação de Deltametrina nestes ambientes e, além disso, orientar os moradores a manter uma certa distância destes ambientes de suas residências", completou.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink