Criado bioestimulantes para plantas resistirem ao clima
CI
Imagem: Pixabay
ESTUDO

Criado bioestimulantes para plantas resistirem ao clima

Esses novos produtos permitem que a “planta se desenvolva melhor”
Por: -Leonardo Gottems

Alguns investigadores do Centro Mundial de Inovação, localizado na França, em colaboração com outros centros ao redor do mundo, desenvolveram cinco segmentos de bioestimulantes que, provenientes de recursos marinhos e dos solos. Esses bioestimulantes visam tornar as plantas mais resilientes aos efeitos extremos das alterações climáticas. 

De acordo com José García-Mina, pesquisador da Universidade de Navarra, na Espanha, uma das instituições envolvidas na investigação, os bioestimulantes surgem da “necessidade de existirem produtos com um respeito muito grande pelo meio ambiente e com capacidade de revitalizar os solos e as plantas”. 

A nova família de bioestimulantes, intitulada gama ADN e criada pela Timac Agro, resulta da articulação entre o Centro Mundial de Inovação com outras instituições académicas, como a Universidade de Navarra, o INRA Caen e a Universidade de Nottingham (Inglaterra). “É fruto de um trabalho bastante sério realizado durante anos e que está descrito em diversas publicações científicas”, afirmou José García-Mina, também presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas. 

Recorrendo a recursos e moléculas naturais, provenientes na sua maioria de origem marinha, mas também de húmus, os investigadores desenvolveram uma “nova família de bioestimulantes para estimular naturalmente as plantas e reforçar a expressão do potencial genético, regulando e otimizando a expressão de alguns genes”. 

 “Há um aproveitamento dos recursos naturais e estas moléculas também têm como função preservar a envolvência sob a qual os cultivos se desenvolvem”, afirmou o investigador, acrescentando que estes novos produtos permitem que a “planta se desenvolva melhor” em condições extremas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.