CI

Criadores adquirem caprinos e ovinos em leilão da Embrapa em Sobral (CE)

No último sábado (17), criadores participaram do último leilão que a Embrapa Caprinos e Ovinos realizou neste ano, em Sobral (CE)


No o sábado (17), criadores participaram do último leilão que a Embrapa Caprinos e Ovinos realizou neste ano, em Sobral (CE). Todos os 78 animais disponibilizados foram adquiridos, entre caprinos das raças Saanen, Anglo Nubiana, Moxotó e Canindé e ovinos das raças Santa Inês, Somalis e Morada Nova.

Para Anastácio Brito, criador de Pires Ferreira (CE), a oportunidade de adquirir animais de qualidade com preço mais acessível que em outros leilões foi o fator que o fez participar mais uma vez de um leilão na Embrapa. "Já tenho caprinos das raças Boer e Saanen e agora estou investindo nesses da raça Anglo Nubiana, mirando em uma boa produção de leite", afirmou ele, que adquiriu quatro fêmeas e um macho dessa raça.

Outros criadores também investiram em animais para melhoria da qualidade de seus rebanhos, como foi o caso da Fazenda Beira Rio, de Sobral (CE). "Já é a terceira compra que fazemos na Embrapa e colocamos os animais para reprodução, tendo ótimos resultados na produção de leite, na geração de cabritos melhorados e também em feiras agropecuárias", afirmou Wilson Kardeon, assessor da Fazenda, que também adquiriu caprinos da raça Anglo Nubiana.

Alguns criadores conseguiram adquirir mais de um lote de animais. Foi o caso de Sávio Fonteles, de Sobral, que levou para sua propriedade três lotes de caprinos, e entre animais das raças Moxotó e Anglo Nubiana. "Tanto o preço como a quantidade me interessaram", afirmou ele.

Segundo o médico veterinário Alexandre Monteiro, analista da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, a estratégia de disponibilizar animais da Embrapa para a sociedade, por meio de leilões públicos, continuará em 2017, não somente em certames destinados ao abate, mas também com animais que apresentem bons índices para a produção. "Disponibilizaremos futuramente animais que verifiquem alta prolificidade, produtividade alta, melhor resistência a verminoses", destacou ele.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.