Criadores criam conselho para impulsionar Nelore
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,112 (0,05%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (0,12%)

Imagem: Marcel Oliveira

GADO DE CORTE

Criadores criam conselho para impulsionar Nelore

Ideia é promover questões voltadas ao melhoramento genético e a evolução da raça
Por: -Eliza Maliszewski
52 acessos


O Nelore é a raça mais popular do Brasil e representa mais de 85% do rebanho nacional de bovinos. É de origem indiana e estima-se que já era criado entre 1 mil e 5 mil anos a.C. Resistente ao calor e muito lucrativo na produção de carne também serve de base para o cruzamento de espécies focando a cadeia de carne. Por incrível que pareça o Nelore foi a última raça a despertar a curiosidade e interesse de criadores e produtores brasileiros, pois possui as orelhas menores que as demais raças. Chegou ao país pela Bahia, em 1883.

Agora a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) quer promover questões voltadas ao melhoramento genético e a evolução da raça. Para isso formou um Conselho Consultivo Técnico para a gestão 2020/2022. Líderes do setor, pecuaristas, técnicos e representantes da indústria vão focar em ciência e sustentabilidade de forma a promover maior ganho econômico para os sócios e para a pecuária como um todo.

“O Conselho Consultivo Técnico da ACNB sempre estará envolvido em estudos para promover a evolução da cadeia produtiva da carne bovina e da raça Nelore. Por meio da capacidade técnica e a experiência desses conselheiros, buscaremos uma pecuária sustentável, focada na seleção de animais de ciclo curto para produzir carne de qualidade para os consumidores”, destaca o presidente do Conselho, Raphael Zoller.
 
 Para o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, a criação do conselho sempre foi um objetivo. “Foi criado um grupo de técnicos especialistas para estudar, avaliar, idealizar e propor sugestões para colocar em prática. Inicia-se uma nova fase, a da geração de novos benefícios para a atividade como um todo e para a raça Nelore em particular”, destaca.

O conselho tem os seguintes membros: a presidência do órgão é exercida por Raphael Zoller, pecuarista, médico veterinário e diretor da ACNB. Os demais participantes são Eduardo K. Pedroso, zootecnista e diretor executivo de Originação da JBS; Liliane Suguisawa, zootecnista e diretora técnica da DGT Brasil; Humberto de F. Tavares, engenheiro e Titular da Fazenda Sucuri; e Antonio Aurico Flores, médico veterinário e gerente de pecuária da Nelore Di Gênio.

 
 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink