Criadores de cavalos Crioulos irão acompanhar exame de admissão do The Best Jump

Agronegócio

Criadores de cavalos Crioulos irão acompanhar exame de admissão do The Best Jump

Iniciativa da Comissão de Bem Estar Animal da ABCCC busca a qualificação dos eventos da raça
Por:
262 acessos

Iniciativa da Comissão de Bem Estar Animal da ABCCC busca a qualificação dos eventos da raça
 
Atenta à mobilização e ao debate nacional em torno do bem estar animal, a comissão que trata deste tema na atual diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) articula-se para trazer a discussão sobre o assunto para o meio crioulista. Para tanto, organiza uma incursão no trabalho desenvolvido em padrão internacional, com o objetivo de avaliar e utilizar a experiência na busca pela qualificação dos eventos da raça.

É com essa proposta que a Comissão de Bem Estar Animal da ABCCC convida a todos para acompanhar o Exame de Admissão Veterinária do The Best Jump, no dia 26 de outubro em Porto Alegre (RS). O evento, que integra o calendário de concursos de saltos internacionais da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), adota no exame os procedimentos estabelecidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) e utilizados como referência nos principais eventos do mundo.

A ideia partiu da comissão, coordenada pelo criador Marcelo Tellechea Cairoli e composta ainda pelo advogado Vilmar Costa e pelo médico veterinário da FEI Jarbas Castro Júnior. O veterinário, que inclusive atuou nos últimos Jogos Olímpicos, fará uma explanação após o exame de admissão, esclarecendo aos interessados as normas e padrões utilizados internacionalmente para a avaliação de cavalos-atletas.

De acordo com Cairoli, a intenção é entender tecnicamente o que é feito nesse padrão internacional e conhecer os demais procedimentos utilizados pela FEI relacionados ao bem-estar animal. “Vamos primeiro nos familiarizar com esse procedimento, trocar ideias e ver o que podemos trazer dessa experiência, dentro do que buscamos para o bem estar”, diz. O exame de admissão veterinária está programado para ocorrer no próximo dia 26 de outubro, das 14h às 16h, na Sociedade Hípica Porto Alegrense, local que sedia o evento.

O coordenador destaca também que está agendada para o sábado, dia 29, uma reunião envolvendo a diretoria da ABCCC e o presidente da CBH, Luiz Roberto Giugni. “Podemos nos beneficiar dessa experiência que já existe e que tem sucesso, e adaptar à nossa realidade. É importante também criarmos um canal de troca de ideias entre as entidades e quem sabe, futuramente, utilizarmos o padrão veterinário chancelado internacionalmente”.

A CBH é a entidade que regulamenta várias modalidades como a Rédeas, por exemplo, e que detém regulamentos e padrões específicos quanto à análise dos equinos. O exame de admissão, diferente do realizado atualmente nos eventos da raça no qual o técnico se atém mais à resenha e às medidas do animal, se distingue pela avaliação mais criteriosa do ponto de vista clínico e exige que o cavalo caminhe e troteie por alguns metros.

Mais detalhes poderão ser observados e discutidos com o veterinário na explanação posterior, pelos interessados em participar. O convite é aberto a todos os criadores, veterinários e profissionais do meio. Também devem integrar a atividade os representantes dos Núcleos de Criadores e membros da Comissão de Ginetes, da Comissão de Provas Funcionais e do Conselho Deliberativo Técnico.

Texto: Douglas Saraiva/ABCCC


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink