CI

Criadores de cavalos Crioulos irão acompanhar exame de admissão do The Best Jump

Iniciativa da Comissão de Bem Estar Animal da ABCCC busca a qualificação dos eventos da raça


Iniciativa da Comissão de Bem Estar Animal da ABCCC busca a qualificação dos eventos da raça
 
Atenta à mobilização e ao debate nacional em torno do bem estar animal, a comissão que trata deste tema na atual diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) articula-se para trazer a discussão sobre o assunto para o meio crioulista. Para tanto, organiza uma incursão no trabalho desenvolvido em padrão internacional, com o objetivo de avaliar e utilizar a experiência na busca pela qualificação dos eventos da raça.

É com essa proposta que a Comissão de Bem Estar Animal da ABCCC convida a todos para acompanhar o Exame de Admissão Veterinária do The Best Jump, no dia 26 de outubro em Porto Alegre (RS). O evento, que integra o calendário de concursos de saltos internacionais da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), adota no exame os procedimentos estabelecidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) e utilizados como referência nos principais eventos do mundo.

A ideia partiu da comissão, coordenada pelo criador Marcelo Tellechea Cairoli e composta ainda pelo advogado Vilmar Costa e pelo médico veterinário da FEI Jarbas Castro Júnior. O veterinário, que inclusive atuou nos últimos Jogos Olímpicos, fará uma explanação após o exame de admissão, esclarecendo aos interessados as normas e padrões utilizados internacionalmente para a avaliação de cavalos-atletas.

De acordo com Cairoli, a intenção é entender tecnicamente o que é feito nesse padrão internacional e conhecer os demais procedimentos utilizados pela FEI relacionados ao bem-estar animal. “Vamos primeiro nos familiarizar com esse procedimento, trocar ideias e ver o que podemos trazer dessa experiência, dentro do que buscamos para o bem estar”, diz. O exame de admissão veterinária está programado para ocorrer no próximo dia 26 de outubro, das 14h às 16h, na Sociedade Hípica Porto Alegrense, local que sedia o evento.

O coordenador destaca também que está agendada para o sábado, dia 29, uma reunião envolvendo a diretoria da ABCCC e o presidente da CBH, Luiz Roberto Giugni. “Podemos nos beneficiar dessa experiência que já existe e que tem sucesso, e adaptar à nossa realidade. É importante também criarmos um canal de troca de ideias entre as entidades e quem sabe, futuramente, utilizarmos o padrão veterinário chancelado internacionalmente”.

A CBH é a entidade que regulamenta várias modalidades como a Rédeas, por exemplo, e que detém regulamentos e padrões específicos quanto à análise dos equinos. O exame de admissão, diferente do realizado atualmente nos eventos da raça no qual o técnico se atém mais à resenha e às medidas do animal, se distingue pela avaliação mais criteriosa do ponto de vista clínico e exige que o cavalo caminhe e troteie por alguns metros.

Mais detalhes poderão ser observados e discutidos com o veterinário na explanação posterior, pelos interessados em participar. O convite é aberto a todos os criadores, veterinários e profissionais do meio. Também devem integrar a atividade os representantes dos Núcleos de Criadores e membros da Comissão de Ginetes, da Comissão de Provas Funcionais e do Conselho Deliberativo Técnico.

Texto: Douglas Saraiva/ABCCC

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.