Criadores se consagram na pista de julgamento da 68ª Expoagro

68ª Expoagro

Criadores se consagram na pista de julgamento da 68ª Expoagro

Pistas de julgamento da 68ª Expoagro/AL ficaram lotadas na edição deste ano
Por:
21 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

As pistas de julgamento da 68ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) ficaram lotadas na edição deste ano. Cerca de 300 animais passaram por julgamento nas diversas categorias das raças nelore, de gado de corte, e gir e girolando, de gado de leite.

A exposição contou com a participação de criadores de todo o Nordeste e consagrou, mais uma vez, os campeões de cada raça. Nas pistas de julgamento, juízes das associações nacionais marcaram presença e destacaram a qualidade genética e fenotípica do gado avaliado. Por lá, a emoção rolou solta.

“Conseguimos ver animais em Alagoas que podem disputar as pistas em Uberada tranquilamente”, acredita o juiz da raça nelore, Otávio Villas Boas, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). “Os criadores têm um nível de igualdade muito grande e conseguem competir com o nelore de Minas Gerais e São Paulo sem problema algum”, afirma.

Campeões pelo quarto ano consecutivo como Melhore Criadores de nelore da Expoagro, os Irmãos Barros Correia, preparam o animal com durante todo o ano para se apresentarem na exposição. “Aqui estão os melhores da geração, que são apresentados e se consagram campeões. Os julgamentos ajudam a valorizar o rebanho e ajudam o criador a avaliar sua própria criação”, explica Celso Barros Correia.

Para quem vem de fora disputar as pistas de julgamento, a qualidade genética do rebanho na exposição surpreende. Alexandre Sacramento veio de Sergipe só para participar do ranking nordestino da raça girolando, que ocorreu durante a 68ª Expoagro. “Eu entrei na raça em menos de um ano e cheguei na exposição com seis animais. Aqui conquistei o 3º lugar de melhor Novilha Jovem. As pistas são muito fortes e os criadores estão de parabéns. Os campeões são realmente dignos de aplausos”, ressalta o criador.

Na raça gir, Alexandre Oiticica levou para casa os prêmios de Melhor Criador e Melhor Expositor, mais uma vez. Na avaliação dele, foi um grande campeonato. “Foi uma exposição de destaque para Alagoas e todo o Nordeste. A gente sente que conseguimos evoluir na genética e no fenótipo dos animais. Temos qualidade e não tem diferença entre nosso rebanho e os animais do Sul do País. Nosso gado é realmente de destaque no Brasil”, finaliza o campeão da raça gir. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink