CI

Crianças precisam ter cuidado com convívio com animais

O cuidado com o bem-estar e com a saúde desses animais é fundamental


Com a chegada do período de férias, as crianças permanecem mais tempo junto aos seus animais de companhia - cães, gatos, hamsters, furão (ferret), papagaios, periquitos, tartarugas, iguanas - e outros. Muitas mães têm medo dessa associação devido às doenças respiratórias, possíveis brincadeiras perigosas e até mesmo pelo ciúmes que um pode causar no outro. É por isso que a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), alerta para que os pais, ou outros responsáveis, mantenham estes animais sob cuidados criteriosos de higiene e de saúde, uma vez que podem causar ou transmitir ao homem e às crianças algumas doenças ou até mesmo riscos, como mordeduras e arranhaduras.

De acordo com Eduardo Caldas, médico-veterinário da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS/SES), o cuidado com o bem-estar e com a saúde desses animais é fundamental. “É preciso cumprir o calendário de vacinação e dar banho sempre que necessário, mantendo o total asseio dos companheiros”, ressalta Caldas. Além disso, a limpeza é indispensável aos ambientes onde os animais dormem, os abrigos e alojamentos, ou mesmo onde permanecem durante o dia.

No entanto, ter um animal pode ser totalmente benéfico para o desenvolvimento dos pequenos. Com um bichinho, as crianças podem aprender a ter responsabilidades, cuidando de sua alimentação e limpeza, e, mais do que isso, elas passam a amar e cuidar de um ser vivo. Mas, para que o convívio entre crianças e animais seja saudável, Caldas fala sobre alguns cuidados: preferencialmente mantenha-os dentro dos limites da casa ou do quintal; se for sair às ruas a passeio, principalmente cães, o animal precisa estar sempre com coleira e guia; é necessário o controle de ectoparasitas e dos parasitas intestinais com uso de vermífugos; cães e gatos devem ser vacinados contra a Raiva e outras doenças e os animais devem ter sempre à disposição água fresca e limpa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.