CI

Crise internacional não afetará venda de açúcar


A crise europeia deve ter efeito pontual sobre a demanda de açúcar, disse em Londres o presidente da Datagro, Plínio Nastari. "Se o crescimento mundial cair, o impacto deve ser pequeno." Nastari participou do 20º Seminário da Organização Internacional do Açúcar (OIA). Segundo ele, o maior efeito da crise deve ocorrer na negociação dos contratos futuros de açúcar, ainda que seja difícil prever o comportamento dos investidores. Para o presidente da Datagro, o impacto dependeria da exposição dos especuladores.


A crise de 2008 teve forte impacto sobre o setor de cana-de-açúcar no Brasil. Como o crédito secou, diversos projetos de produção de etanol foram cancelados, colocando um freio sobre o boom registrado até então. Além disso, o registro de doenças nas lavouras de cana e eventos climáticos fora do normal provocaram queda da produção e alta dos preços, pressionando a demanda.


Nastari avalia que o setor está se recuperando no Brasil, mas não acredita que voltará ao frenesi vivenciado antes da crise financeira global.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.