CI

Crise na produção agrícola de MT é notícia internacional


A crise na produção agrícola do maior produtor de soja do País, o vizinho Mato Grosso, já é tema de reportagens em jornais internacionais, como são os casos do Financial Times, de Londres e New York Times. No primeiro o jornal chega a dizer que os “dias dourados” da produção de soja no Mato Grosso “chegaram ao fim”. Com a crise de preços os produtores tiveram a renda achatada e estão pedindo socorro ao governo.

A situação não é diferente em Mato Grosso do Sul, segundo o presidente da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Leôncio de Souza Brito. Além de o preço da saca de soja ter caído de um patamar de R$ 50,00 a menos de R$ 30,00, enquanto os custos de produção subiram, algumas regiões tiveram problemas com estiagem e outras com excesso de chuvas. As perdas só poderão ser mensuradas com exatidão após a colheita, afirma Brito.

Segundo ele, que hoje discute a penúria do setor pecuário no Fórum Nacional da Pecuária de Corte da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), em Brasília, os produtores do Estado também vão apelar por ajuda na reunião dos governadores que está marcada para o dia 25 próximo em Rio Verde de Goiás. “Nossos custos superam a vantagem de nossa boa produtividade e nossa capacidade de investimento e pagamento está comprometida”, observa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.