CI

CRISPR domestica plantas em curto espaço de tempo 

Estudo está sendo feito com arroz


Foto: Pixabay

Cientistas têm usado o sequenciamento e edição do genoma CRISPR para desenvolver a rápida domesticação das plantas, permitindo a rápida transformação do arroz selvagem em safras de alto rendimento em um curto espaço de tempo. Com essa técnica de edição genética, uma espécie de arroz selvagem alongado se transforma em uma planta compacta e produtiva. 

A forma comum de arroz cultivado ( Oryza sativa ) possui, na maioria de suas células, duas cópias do genoma; mas alguns de seus parentes selvagens apresentam quatro, uma característica que tem sido associada ao crescimento de plantas vigorosas e resistentes. Para tirar proveito dessa diversidade genômica, Jiayang Li, da Academia Chinesa de Ciências de Pequim, e seus colegas desenvolveram uma maneira de introduzir mudanças precisas no genoma de uma espécie de arroz selvagem chamada  Oryza alta , cujas plantas são alongadas. Essa edição precisa do genoma é uma tarefa difícil de realizar em muitas plantas. 

Ao sequenciar os genomas de dezenas de variedades de arroz selvagem, incluindo algumas para  O. alta , a equipe identificou as 123 versões do gene de  O. alta  que são conhecidas por determinar algumas características agrícolas importantes no arroz cultivado, como rendimento e rendimento. . Os autores então usaram técnicas de edição de genoma baseadas em CRISPR para melhorar seis dessas características, demonstrando uma maneira rápida e eficiente de tornar o arroz selvagem mais adequado para a agricultura. 

“As variedades de arroz cultivado são todas diplóides e a poliploidização do arroz é desejada há muito tempo por causa de suas vantagens no armazenamento do genoma, vigor e robustez ambiental. No entanto, uma rota viável permanece indefinida. Aqui, descrevemos uma estratégia prática, nomeadamente a domesticação de novo de arroz alotetraplóide selvagem”, diz o estudo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.