CI

Critérios para implantação de braquiárias no consórcio com milho safrinha

O evento será realizado na Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), na sexta-feira, 17 de fevereiro, das 7h30 às 12 horas


Mostrar os critérios para implantação de forrageiras no sistema de consórcio com milho safrinha está entre os objetivos da participação da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) no 2º Dia de Campo da Embrapa. O evento será realizado na Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), na sexta-feira, 17 de fevereiro, das 7h30 às 12 horas, e tem como tema geral a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).


O Dia de Campo, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é voltado para técnicos atuantes nas cadeias produtivas agropecuárias, produtores rurais, professores, estudantes e empreendedores rurais e serão abordados temas em sete estações.

Na Estação Consórcio Milho-Braquiária, o tema específico será “iLPF: consórcio milho-braquiária em sucessão ao cultivo da soja”. A Estação será conduzida pelo analista na área de pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste, Gessí Ceccon, em que estará presente também o chefe geral da Unidade de Pesquisa, Fernando Mendes Lamas.

Entre os assuntos abordados em campo, estarão a qualidade das sementes de braquiárias, que precisam ter alta pureza e germinação para o sucesso do consórcio, e a quantidade de plantas germinadas por cada grama de semente. “O produtor adquire a semente, retira algumas amostras e coloca para germinar. Com a germinação conhecida, ele sabe a quantidade necessária para estabelecer a população adequada de braquiária no consórcio com o milho”, diz Ceccon, que fornecerá o passo a passo do processo no Dia de Campo.

Outro detalhe a que o agricultor precisa ficar atento é quanto à profundidade ideal de semeadura, que varia de acordo com a espécie utilizada, com o vigor da semente e com a época do ano, já que as diversas condições climáticas interferem na germinação das sementes em diferentes profundidades de semeadura. Com isso, o produtor rural terá menos gasto com sementes e, por conseqüência, melhor formação de braquiária. Em condições de safrinha, a melhor germinação tem sido observada nas profundidades entre 3 cm e 6 cm.


Zoneamento

Durante a Estação sobre o consórcio, Ceccon também falará sobre nova Portaria do Mapa em relação ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de milho consorciado com braquiária. Com as demonstrações das diferenças de produtividade entre as forrageiras, Ceccon pretende ressaltar a responsabilidade que o técnico possui ao indicar uma determinada espécie. “O técnico deve preservar a saúde financeira do agricultor”, enfatiza.

A Embrapa Agropecuária Oeste possui, atualmente, experimentos de consórcio milho-braquiária em Mato Grosso do Sul nos municípios de Dourados, Naviraí e Ponta Porã, e no Paraná nos municípios de Cianorte e Floresta. Também já realizou experimentos em São Gabriel do Oeste e Baitaporã, em MS.

Programação

Além da Estação Consórcio Milho-Braquiária, a programação possui as seguintes Estações: Plantas Forrageiras (Bruno Pedreira e Roberta Carnevalli/Embrapa Agrossilvipastoril), Espécies Florestais e Frutíferas (Diego Barbosa Alves Antonio/Embrapa Agrossilvipastoril e Jaldes Langer/Flora Sino), Soja (Clóvis Albuquerque/Programa Soja Livre e Edison Ulisses Ramos Junior/Embrapa Soja), Milho e Sorgo (Alexandre Ferreira e Flávio Tardin/Embrapa Milho e Sorgo), Arroz e Feijão (Flávio Jesus Wruck e Isabela Volpi/Embrapa Arroz e Feijão), e Plantas de Cobertura (Silvio Spera e Eduardo da Silva Matos/Embrapa Agrossilvipastoril).

Inscrições

As inscrições serão feitas no local do evento, na Embrapa Agrossilvipastoril, na Rodovia MT 222 (Rodovia dos Pioneiros, 2 Km após a entrada do aeroporto de Sinop. Mais informações pelos telefones (66) 3532-7626 ou (66) 3532-5131.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.