CI

Critérios para prorrogação de dívidas do FCO são alterados

As parcelas vencidas e a vencer em 2007 terão novos critérios para prorrogação


As parcelas vencidas e a vencer em 2007 dos empréstimos para investimento, contraídos por produtores rurais junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), terão novos critérios para serem prorrogadas, conforme proposição aprovada durante a 43ª Reunião do Conselho Deliberativo do FCO, realizada em Cuiabá (MT), na última sexta-feira.

De acordo com a resolução, a partir de agora o agente financeiro (Banco do Brasil) fica autorizado, a seu critério, a valer-se de laudos coletivos emitidos pelos Conselhos de Desenvolvimento dos Estados e do Distrito Federal, em conjunto com o órgão de assistência oficial, para promover o enquadramento dos mutuários e dar mais celeridade aos procedimentos. Antes os pedidos de prorrogação eram analisados caso a caso.

Outra proposição aprovada na reunião do Condel/FCO foi a que aumenta de 10% para 30% o limite financiável de capital de giro associado no Programa de Infra-Estrutura Econômica, nas mesmas condições previstas nos demais programas do FCO, com ampliação de 12 para 15 anos no prazo de reposição dos financiamentos e período de carência de cinco anos.

Nos programas para os setores Rural e Empresarial foi aprovada também autorização para financiamento de caminhões novos e usados, com até quatro anos, inclusive frigoríficos, isotérmicos ou graneleiros, até o limite de R$ 500 mil por tomador. No FCO rural, o Condel está autorizando ainda o financiamento de tratores agrícolas, colheitadeiras, autopropelidos, implementos e equipamentos associados. Passa-se a admitir também, a partir de agora, o financiamento de barcos por meio dos programas Pescart e Pró-áqua.

Novo encontro está agendado para o dia 2 de julho, em Brasília.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.