CI

Crowdfunding é alternativa de financiamento rural

Alternativa menos burocrática e mais acessível para projetos de qualidade


Foto: Pixabay

“A escassez de crédito para o agronegócio está afetando o crescimento de pequenos e médios produtores. Em um dos melhores momentos do agro brasileiro, não há mais dinheiro do BNDES para várias linhas de financiamento da agricultura familiar e empresarial”. A afirmação é da startup Bloxs, que vem chamando a atenção por grandes captações de investimento para empresas rurais.

De acordo com eles, a falta de recursos para a expansão de projetos do agronegócio ressalta a importância de fontes alternativas de financiamento: “Nesse cenário, o crowdfunding se destaca por ser uma alternativa menos burocrática e mais acessível para projetos de qualidade em setores sólidos e lucrativos, como o agronegócio”.

Regulamentada no ano de 2017 pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários, autarquia vinculada ao Ministério da Economia), essa forma inovadora de investir permite que empresários captem recursos com a entrada de investidores em seus projetos.

Segundo Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs, o crowdfunding de investimento é “a porta de entrada de pequenos e médios produtores ao mercado de capitais. Através do investimento coletivo, empreendedores do campo podem formar sua base de investidores para os seus projetos, seja na modalidade dívida ou equity”.

A grande vantagem do crowdfunding para o agronegócio, destaca a startup, é que ele gera valor a todos os grupos de interesse: produtores, investidores e cadeia produtiva. Felipe Souto, CEO da Bloxs revela que a estratégia é buscar “projetos de qualidade nos setores mais fortes e promissores da nossa economia, como o agronegócio. É através de parcerias com empreendedores de sucesso que podemos atrair mais investidores e permitir o avanço desse setor fundamental para o país”.

Entre as principais vantagens do crowdfunding para o agronegócio, a Bloxs destaca: 

    • Acessibilidade e baixo custo: as captações de crowdfunding são muito mais acessíveis e menos burocráticas do que no sistema tradicional de financiamento.
    • Rentabilidade acima da média: o investidor consegue obter um retorno muito mais atraente ao investir diretamente em bons projetos da economia real.
    • Proteção: os ativos reais são menos voláteis, pois não têm correlação com o mercado financeiro e protegem a carteira contra o risco inflacionário.
    • Diversificação: investir diretamente no agronegócio é uma forma inteligente de diversificar o portfólio com um dos setores mais fortes da nossa economia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.