CI

CTS 500® contribui para o aumento da produtividade de soja

Resultados confirmam a viabilidade de implementação efetiva do pré-tratamento de sementes de soja


O inoculante industrial CTS 500® é uma nova alternativa disponível para os produtores brasileiros que permite o plantio de soja com até 60 dias de pré-tratamento. Além disso, estudos recentes mostram que as práticas de inoculação contribuem para aumentar a produtividade da lavoura e podem ser realizadas em combinação com tratamentos químicos, fungicidas, inseticidas e nematicidas.  
O engenheiro agrônomo M.Sc. e desenvolvedor de mercado e soluções aplicadas para sementes da Bayer, Flavio Gentil Bonfante, ressalta que foram implantados, na Safra 2018/19,  65 ensaios de faixas em uma vasta gama de ambientes de produção em diversos estados brasileiros, comparando a inoculação padrão do agricultor com a tecnologia CTS 500®, e os resultados obtidos foram muito positivos para o tratamento com inoculante longa vida.

“Obtivemos um incremento no número de nódulos na raiz principal superior a 18%, e este aumento foi responsável pelo incremento no rendimento de grãos, em 5%. O tratamento com inoculante de longa vida mostrou-se superior ao tratamento utilizado pelo agricultor, comprovando a eficiência agronômica da inoculação antecipada com o sistema integrado CTS 500®, que conta com alta concentração de bactérias resistentes”, declara o engenheiro agrônomo. 

Os resultados de produtividade e aumento do número de nódulos propiciados pelo CTS 500® estão relacionados diretamente ao cuidado com as sementes, antes de ir a campo. A tecnologia apresenta excelência na cobertura, devido ao tratamento industrial, e é compatível com os principais químicos do mercado, incluindo nematicidas e diamidas. Além de obter bons resultados de produtividade na lavoura, ao adquirir a tecnologia CTS 500®, o produtor brasileiro diminui seus custos, uma vez que a semente chega à propriedade 100% tratada de forma industrial, e não são mais necessários gastos com operação para tratar as sementes na fazenda, como mão de obra e maquinário. 

O campeão da 11ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja, Maurício De Bortoli, alcançou uma média de produtividade de 123,88 sc/ha, e, para o produtor, este resultado é a prova de que as tecnologias de tratamento industrial auxiliam o produtor rural na obtenção dos melhores resultados. Bortoli iniciou o uso da tecnologia CTS 200® há três safras e já no primeiro uso observou efetividade. “O produto é extremamente eficiente do ponto de vista técnico. Se respeitadas todas as características inerentes à tecnologia, que vão desde sua aplicação em um sistema de tratamento industrial com a utilização de protetores e polímeros que garantem, além de um elevado recobrimento, a aderência total à semente, estou seguro de que obteremos uma excelente resposta de FBN dentro do ciclo de cultivo da soja, resultando na manutenção de um elevado potencial produtivo”, ressalta Bortoli. “Agora estou muito curioso com a chegada do CTS 500®. Creio que será mais uma ferramenta tecnológica para melhoria dos processos produtivos. Já nesta safra, utilizarei o produto em minha área experimental em comparação à tecnologia atual CTS 200®, para medir, em um ambiente de produção, toda sua resposta, tanto do ponto de vista de nodulação quanto da sua performance produtiva”, complementa o vencedor da 11ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja. 

Flavio Bonfante afirma que o CTS 500® apresentado nesta safra possui benefícios ainda mais satisfatórios que seu antecessor usado por Bortoli, o CTS 200®. “O CTS 500® é ainda melhor, com aumento de sobrevida das bactérias, atualizações de dosagem e maior compatibilidade química”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.