CI

Cultivar de Arroz Atalanta tem bom desempenho na estiagem

Os presentes assistirão a colheita ao vivo da cultivar


Em pleno período da seca, os produtores de arroz que plantaram a cultivar BRS Atalanta, lançada há pouco tempo pela Embrapa Clima Temperado, estão conseguindo boa colheita. É que esta variedade pode economizar mais de 20 dias de água na lavoura, ser colhida bem mais cedo , driblando assim os efeitos perversos da falta de água.

Na área de pesquisa da Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, junto ao Campus Universitário, no município do Capão do Leão, RS, o desempenho da área cultivada com o arroz Atalanta nesta safra entusiasmou e surpreendeu os pesquisadores. Em meio à seca generalizada, a cultivar já está pronta para ser colhida, com perspectiva de muito boa produtividade, o que motivou a Embrapa a promover uma dia de campo na quarta-feira, dia 16 de março, na Estação Terras Baixas, para comemorar o desempenho da Atalanta e apresentar a tecnologia, a partir das 9h30min.

Os presentes assistirão a colheita ao vivo da cultivar. O dia de campo é aberto a todos os interessados, especialmente produtores da região, extensionistas, técnicos de granjas e cooperativas, professores e estudantes.

A cultivar BRS Atalanta tem ciclo superprecoce e foi lançada pela Embrapa em 1999. De lá para cá, seu desempenho tem agradado, mas apenas agora, com a estiagem, sua característica de precocidade obteve maior valorização e reconhecimento. A Embrapa Clima Temperado tem recebido, nos últimos dias, inúmeros depoimentos de orizicultores gaúchos das mais diversas regiões sobre o potencial de precocidade da cultivar, bastante satisfeitos diante da perspectiva de, mesmo com a seca, não sofrerem prejuízos nas lavouras de Atalanta.

A equipe de pesquisa em arroz da Embrapa de Pelotas observa que, com a perspectiva da água ser um recurso cada vez mais raro e valorizado, a economia de irrigação em mais de 20 dias é um fator de alta relevância. Em seu projeto de Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado (Marca), a Embrapa Clima Temperado já vem chamando a atenção para a BRS Atalanta

que, por ser super-precoce, permite maior plasticidade no período de semeadura, com possibilidade de escapar dos efeitos danosos do frio e reduzir a população indesejável de arroz daninho (vermelho ou preto) em lavouras altamente infestadas, pois tal cultivar pode ser colhida antes da maturação das invasoras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.