CI

Cultivar de soja ajuda a lidar com clima

Produtor pode assegurar a produtividade na lavoura com a escolha certa da cultivar de soja


Foto: Nadia Borges

O Brasil se prepara para colher mais uma safra recorde de soja, na casa de 134 milhões de toneladas. Um dos maiores desafios a vencer na lavoura, além de pragas e doenças, é o clima.

A safra da oleaginosa 2020/21 tem sido marcada por condições climáticas pouco favoráveis para a cultura. No início, a falta de chuva ocasionou o atraso de plantio em quase todas as regiões produtoras e agora, na reta final, a irregularidade pluviométrica continua e ainda há o desafio da colheita, que em muitos locais irá coincidir com um período mais chuvoso. 

Em safras com condições como essa é importante que o produtor escolha bem a cultivar de soja a ser usada, considerando seus atributos genéticos. A pesquisa vem sendo aliada com cultivares competitivas, produtivas e resistentes.

Um dos exemplos é a TMG 2383IPRO, da TMG, Tropical Melhoramento e Genética, empresa brasileira com sede em Cambé (PR). Ela se destaca por alto teto produtivo, tem ampla adaptabilidade de plantio, sendo fácil de ser trabalhada em diferentes regiões do cerrado brasileiro, e boa sanidade foliar.  A cultivar é resistente ao nematoide de cisto da soja das raças 1 e 3, ao cancro da haste e pústula bacteriana. Também tem boa capacidade de engalhamento e tolera bem a chuva na colheita, além de ser resistente ao acamamento.

A produtividade da cultivar foi testada em mais de 700 comparativos, de áreas comerciais e experimentos, considerando 12 principais concorrentes, nas duas últimas safras (2018/19 e 2019/20). O levantamento mostrou que a média de produtividade foi de 74,5 sc/ha, com ganho médio de 3,5 sc/ha frente à média das concorrentes, em todas as regiões de Mato Grosso, em Goiás, na região MAPITOPA e Bahia. A cultivar teve produtividade superior em 66% do total de ensaios ao longo dos dois anos. 

“Não arrisque na safra 2021/22, essa é a mensagem que deixamos como alerta ao produtor. Fazer escolhas que indicam a certeza do melhor resultado é muito mais inteligente, pois em nenhuma safra é possível saber como ela será por completo e temos visto o quanto o produtor tem sofrido com os problemas da atual safra”, destaca Célio Neiva, gerente comercial da marca em Mato Grosso. 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.