CI

Cultivar de trigo FPS Nitron mostra bons resultados em produção de sementes

Cultivar apresentou um comportamento excelente em termos de sanidade


O grupo de produtores de sementes do RS que optou por plantar a nova cultivar de trigo da Fundação Pró-Sementes, o FPS Nitron, está muito satisfeito com os resultados que vem obtendo.

De acordo com Mauro Batistella, responsável técnico da Sementes Trentin (Palmeira das Missões/RS), a cultivar apresentou um comportamento excelente em termos de sanidade. Neste ano, a empresa escolheu plantar o FPS Nitron apenas em áreas experimentais, para ser avaliado. Com o bom desempenho observado nas parcelas, a cultivar de trigo já garantiu espaço nos campos de produção de sementes da Trentin na próxima safra de inverno. “Pretendemos plantar uma área de 80 a 100 hectares”, afirma Batistella.

Já a Sementes Tombini (Carazinho/RS), optou por produzir 40 hectares de sementes FPS Nitron ainda nesta safra. “A cultivar apresenta uma espiga bonita e aparenta ter um alto potencial de produção”, conta Pedro Tombini, que aguarda a colheita para confirmar suas expectativas. Apostando no potencial deste trigo, a empresa deve aumentar a área semeada para 200 hectares na safra 2013.

A cultivar FPS Nitron é um trigo precoce, com boa reação às principais doenças e ampla adaptação. É considerado um trigo tipo pão de boa qualidade industrial, sendo muito atrativo para os moinhos. Apresenta estatura e perfilhamento médios, é moderadamente resistente ao acamamento e ao oídio. A cultivar atende às exigências da indústria moageira estabelecidas pela nova classificação do cereal, apresentando pH de 80, força média de glúten de 260 a 270.10-4 Joule e peso de mil sementes de 36 gramas. Em ensaios, a produtividade média foi de 5.600 kg/ha.

O agricultor deve observar a questão do número e momento da aplicação de fungicidas, já que a cultivar apresenta suscetibilidade a ferrugem da folha e manchas foliares, alerta a coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl. Ela explica que o FPS Nitron é similar ao TBIO Seleto, da Biotrigo, porém, responde em torno de 5% a mais quanto à produtividade.

Desenvolvida pela Biotrigo Genética, a FPS Nitron é resultante do cruzamento das cultivares ORL 04300 e Ônix, e é licenciada com exclusividade pela Fundação Pró-Sementes. É indicada para todas as regiões do RS, SC, PR e SP, além da região III do MS.

Nesta safra, estão sendo produzidas sementes C1. A cultivar FPS Nitron estará disponível para os produtores de grãos já no próximo ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.