Cultivar de trigo FPS Nitron mostra bons resultados em produção de sementes
CI
Agronegócio

Cultivar de trigo FPS Nitron mostra bons resultados em produção de sementes

Cultivar apresentou um comportamento excelente em termos de sanidade
Por:
O grupo de produtores de sementes do RS que optou por plantar a nova cultivar de trigo da Fundação Pró-Sementes, o FPS Nitron, está muito satisfeito com os resultados que vem obtendo.

De acordo com Mauro Batistella, responsável técnico da Sementes Trentin (Palmeira das Missões/RS), a cultivar apresentou um comportamento excelente em termos de sanidade. Neste ano, a empresa escolheu plantar o FPS Nitron apenas em áreas experimentais, para ser avaliado. Com o bom desempenho observado nas parcelas, a cultivar de trigo já garantiu espaço nos campos de produção de sementes da Trentin na próxima safra de inverno. “Pretendemos plantar uma área de 80 a 100 hectares”, afirma Batistella.

Já a Sementes Tombini (Carazinho/RS), optou por produzir 40 hectares de sementes FPS Nitron ainda nesta safra. “A cultivar apresenta uma espiga bonita e aparenta ter um alto potencial de produção”, conta Pedro Tombini, que aguarda a colheita para confirmar suas expectativas. Apostando no potencial deste trigo, a empresa deve aumentar a área semeada para 200 hectares na safra 2013.

A cultivar FPS Nitron é um trigo precoce, com boa reação às principais doenças e ampla adaptação. É considerado um trigo tipo pão de boa qualidade industrial, sendo muito atrativo para os moinhos. Apresenta estatura e perfilhamento médios, é moderadamente resistente ao acamamento e ao oídio. A cultivar atende às exigências da indústria moageira estabelecidas pela nova classificação do cereal, apresentando pH de 80, força média de glúten de 260 a 270.10-4 Joule e peso de mil sementes de 36 gramas. Em ensaios, a produtividade média foi de 5.600 kg/ha.

O agricultor deve observar a questão do número e momento da aplicação de fungicidas, já que a cultivar apresenta suscetibilidade a ferrugem da folha e manchas foliares, alerta a coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl. Ela explica que o FPS Nitron é similar ao TBIO Seleto, da Biotrigo, porém, responde em torno de 5% a mais quanto à produtividade.

Desenvolvida pela Biotrigo Genética, a FPS Nitron é resultante do cruzamento das cultivares ORL 04300 e Ônix, e é licenciada com exclusividade pela Fundação Pró-Sementes. É indicada para todas as regiões do RS, SC, PR e SP, além da região III do MS.

Nesta safra, estão sendo produzidas sementes C1. A cultivar FPS Nitron estará disponível para os produtores de grãos já no próximo ano.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink