CI

Cultivares apresentam boa produtividade e tolerância às pragas

Onze municípios ainda serão visitados nos dias de campo


Os dias de campo do Programa Soja Livre estão percorrendo o estado de Mato Grosso para levar ao produtor rural as novidades em variedades de soja convencional desenvolvidas pela Embrapa. Os produtores de Campos de Júlio e de Sapezal já receberam a visita dos técnicos que apresentam as novidades em sementes e também levam informações de mercado e doprograma Soja Plus. Onze municípios ainda serão visitados nos dias de campo (confira abaixo o cronograma).

Nos dias de campo, os sojicultores terão a oportunidade de conhecer onze cultivares “Soja Livre”. O coordenador do programa, Clóvis Albuquerque, destaca algumas: BRSMG 752S: variedade super-precoce (com ciclo de 100 dias) e tolerante às chuvas;- BRSMG 810 C: variedade precoce, resistente ao nematoide de cisto raça 1 e 3, galha e tolerante ao Pratylenchus;- BRS 217 (Flora): variedade precoce, com ciclo de 105 dias, apta para safrinha de milho e algodão;- BRS Jiripoca, BRSGO 8660, BRSGO Chapadões: ciclo médio, sendo que a última tem maior resistência às diversas raças de cisto do mercado.

Durante os eventos, a Embrapa também lançou duas novas cultivares: BRS 8381 e BRS 8480. As duas têm resistência ao nematoide de Galha M. Javanica e tolerância à chuva na colheita. A BRS 8480 tem boa tolerância ao Pratylenchus.

Os produtores também puderam assistir à palestras sobre o manejo de plantas infestantes; como evitar a contaminação da soja convencional por transgênicos; soluções tecnológicas para soja e classificação segura de sementes.

Confira o cronograma dos dias de campo do Soja Livre:

Dia 07/02 – Campo Novo dos Parecis: fazenda Cristina

Dia 09/02 – Sinop: fazenda Vale do Verde

Dia 11/02 – Sorriso: fazenda Itachin

Dia 14/02 – Piranga do Norte: fazenda São Vitor

Dia 16/02 – Lucas do Rio Verde: Fundação Rio Verde

Dia 18/02 – Nova Mutum: fazenda Mutum

Dia 23/02 – Diamantino: fazenda Soybem

Dia 25/02 – Deciolândia: fazenda Agrodinâmica

Dia 06/03 – Querência: fazenda Agro Delta

Dia 08/03 – Canarana: fazenda Andréia

Dia 10/03 – Nova Xavantina: fazenda Monte Alegre

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.