CI

Cultivares precoces de laranjas já estão em colheita

As principais indústrias da região estão fazendo os primeiros testes com esmagamento de citros (bergamotas e laranjas) para avaliarem o rendimento e a qualidade do suco


Foto: Pixabay

Na região de Caxias do Sul, as cultivares mais precoces de laranjas já estão em colheita nos locais de mesoclima mais quente. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (02) pelas gerências de Planejamento e Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), está em andamento a colheita de laranjas das variedades Salustiana, Rubi, do Céu e Bahia, bem como de bergamota Caí e Ponkan. Além da colheita, os produtores realizam tratos culturais, controle de pragas nos pomares e manejo da cobertura vegetal dos solos.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, a colheita de citros avança. As principais indústrias da região estão fazendo os primeiros testes com esmagamento de citros (bergamotas e laranjas) para avaliarem o rendimento e a qualidade do suco. O processamento efetivo para suco está previsto para início de junho. Causada pela estiagem da primavera, a redução de produção estimada é de aproximadamente 30%, especialmente da bergamota precoce e de outras variedades que estão em colheita no momento, além da laranja, que ainda deve ser confirmada.

Com relação às laranjas de ciclo precoce, a Céu precoce é a variedade com a colheita mais adiantada  mais de 45%. Essa fruta não possui acidez e pode ser colhida antecipadamente, mesmo com a casca ainda esverdeada. Também estão em colheita a Seleta  20% já colhida , a Shamouti e a Umbigo Bahia  30% colhidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.