CI

Cultivo de feijão com boas perspectivas no Paraná

Produtores de feijão preto do Paraná iniciaram o plantio da safra das águas. A expectativa é boa e tem agricultor aumentando a área


Produtores de feijão preto do Paraná iniciaram o plantio da safra das águas. A expectativa é boa e tem agricultor aumentando a área.

É a velha matraca que vai pra roça. De cada dez produtores em Prudentópolis no Paraná, oito usam o sistema manual para plantar feijão.

É dessa cultura que a família de Elias Budiniak espera garantir a renda este ano. Com a ajuda dos filhos, ele deve plantar 50% a mais que na safra passada. Dos dez hectares que pretende atingir, dois já estão germinando.

“Fazemos o rodízio de feijão e milho. Plantando mais feijão agora, aproveita mais. Dá mais lucro no ano e ajuda na família”, avaliou o agricultor Carlos Budianiak.

O tempo começou a colaborar com o plantio. Faz sol e chuva na quantidade certa. Se continuar assim, perto de 750 toneladas devem ser colhidas de dezembro a janeiro no município.

“O pessoal está muito animado em função do preço. O preço do feijão subiu bem. Fica até difícil falar em porcentagem, mas a saca passou de R$ 28,00 para R$ 130,00. Está uma diferença muito grande”, falou o técnico agrícola Divonzir Batista.

O bom preço de mercado anima os agricultores que estão aumentando a área de plantio. A expectativa é atingir 30 mil hectares nessa safra, cinqüenta por cento a mais que no mesmo período do ano passado.

O produtor Augusto Kapuchinski começou a plantar os grãos essa semana. Na lavoura a área reservada para o feijão é de quatro hectares. “Se ficar no preço que está já está bom”, concluiu.

A região de Prudentópolis, no sul do Paraná, é a principal produtora de feijão preto do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.