Cultivo do eucalipto é cercado de mitos

MADEIRA

Cultivo do eucalipto é cercado de mitos

“O eucalipto pode ajudar a manter a integridade da terra"
Por: -Leonardo Gottems
689 acessos

A plantação de eucaliptos é bastante comum ao redor do mundo, mas vem cercada de alguns mitos que se mantém forte mesmo com a bum da tecnologia invadindo as produções. De acordo com um artigo produzido pelo portal especializado ecoinventos.com, o eucalipto muitas vezes é tido como inimigo, mas pode auxiliar bastante o ambiente ao redor, desde que cultivado da maneira correta. 

“Diferentes investigações chegaram à conclusão de que o eucalipto não produz esgotamento no solo nem tem qualquer perigo para a produtividade futura. Pelo contrário, o eucalipto consegue manter uma microflora abundante e variada que ajuda a decompor o lixo e incorporá-lo ao sistema nutritivo. Está provado que cem anos de cultivo de eucaliptos não produziram efeitos nocivos no solo. As raízes do eucalipto penetram profundamente na terra para absorver nutrientes que nenhuma outra espécie alcança, não competindo com outras plantas”, comenta. 

Outro mito citado pelo texto foi de que o eucalipto tem uma certa incompatibilidade com outras espécies nativas, o que, segundo a publicação, não procede. Isso porque estudos comprovaram que em locais onde os eucaliptos haviam sido plantados anteriormente, outras espécies cresceram tão bem quanto em lugares onde eucaliptos nunca foram cultivados antes. 

“O eucalipto pode ajudar a manter a integridade da terra. O cultivo de eucalipto permite recuperar montanhas degradadas e formar solos. Eles estão entre as poucas árvores que podem sobreviver em solos erodidos, além de contribuir para sua recuperação. O eucalipto tem sido usado como um fixador para terrenos instáveis e soltos, como quebra-mares, aterros ou terraplenagem”, indica. 

Para finalizar, o mito mais conhecido de que o eucalipto consome muita água e acaba prejudicando o meio ambiente não acontece como a maioria das pessoas imagina. “Na Austrália, as bacias que abastecem grandes cidades, no caso de Canberra, são povoadas de eucaliptos. O eucalipto consome menos água do que é falado, pois tem a faculdade de fechar as folhas, de modo que, durante as secas, sua evaporação é radicalmente reduzida”, conclui.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink