CI

Cultivo protegido: estratégia eficiente para a agricultura

Cultivo protegido é alternativa para controlar danos das chuvas


Foto: Pixabay

O cultivo protegido, por meio de estufas ou casas de vegetação, surge como uma alternativa eficaz para promover o desenvolvimento de plantas mais sensíveis, como hortaliças e flores, enquanto reduz os danos causados por fenômenos climáticos, como chuvas intensas. Segundo a Emater-MG, embora essas estruturas tenham tido origem em países de invernos rigorosos, elas também se mostram valiosas em regiões tropicais, como o Brasil, desde que os produtores realizem adaptações adequadas ao nosso clima.

As casas de vegetação podem variar em complexidade, desde estruturas simples construídas com materiais acessíveis até opções mais avançadas com tecnologia para melhor controle do ambiente de crescimento, incluindo resfriamento e regulação de umidade. Neste contexto, o custo de implantação varia, sendo mais elevado para estruturas tecnologicamente avançadas, exigindo uma análise técnica aprofundada para avaliar o retorno financeiro do investimento.

O engenheiro agrônomo Georgeton Silveira, coordenador estadual de Olericultura da Emater-MG, destaca alguns cuidados essenciais para a construção de uma casa de vegetação. Ele ressalta a importância da escolha de um local não encharcado e com inclinação moderada, além da seleção do tipo de estrutura adequado às condições locais, seja capela ou em arcos.

"Outro cuidado importante é definir o pé direito, ou seja, a altura do teto, que deve ser maior em regiões com temperaturas mais elevadas para favorecer a ventilação. Os plásticos utilizados para as coberturas e proteções laterais devem ter tratamento com proteção solar para garantir durabilidade", explica Silveira.

O coordenador ressalta a necessidade de conhecer a direção dos ventos locais durante a construção, orientando para que a estrutura seja paralela aos ventos dominantes, garantindo estabilidade. Além da proteção contra intempéries, o cultivo em casas de vegetação proporciona melhor controle de doenças e pragas em comparação ao cultivo em campo aberto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.