Agronegócio

Cultivo protegido de hortaliças é foco em treinamento do SENAR/SC em Abdon Batista

O cultivo protegido de hortaliças, ou seja, em estufas, está em grande expansão e exige uma demanda cada vez maior de profissionais especializados.
Por:
659 acessos

O cultivo protegido de hortaliças, ou seja, em estufas, está em grande expansão e exige uma demanda cada vez maior de profissionais especializados. Com base nessa necessidade o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) desenvolveu, na última semana, um treinamento com produtores rurais de Abdon Batista, no Meio Oeste catarinense, com o objetivo de capacitá-los para a produção de hortaliças em cultivo protegido.

O curso foi ministrado pelo instrutor da Hydrotec Treinamentos, José Leocádio Martins. Segundo ele, essa técnica traz importantes vantagens e permite produzir com qualidade em qualquer época do ano, obtendo melhor remuneração na atividade. “A produção adaptada à sua melhor época permite, desde que atendidas as exigências nutricionais, o máximo desenvolvimento de hortaliças e manifesta o potencial produtivo com resistência às pragas e doenças”, explicou.  

Segundo Martins foram repassadas aos produtores as características produtivas de relevo, clima e solo, bem como aspectos gerais da construção de estufas. “É necessário fazer a escolha correta dos materiais para a construção da estufa e compreender as influências do clima nesse processo, além de conhecer as espécies adaptadas conforme cada região”.

Martins explicou que o uso de estufas permite proteger o ambiente de cultivo das intempéries do clima, tais como geadas, ventos fortes, chuvas intensas e granizos, além de possibilitar o aumento do potencial de produção. “A partir da melhoria da qualidade do produto, é possível a colheita fora de época, pois possibilita manter a temperatura e a umidade do ambiente dentro do exigido por cada hortaliça”.

De acordo com o supervisor do SENAR/SC na região Meio Oeste, Diego Machado Visintin, os produtores tiveram acesso a dados técnicos, financeiros e às tendências de mercado para o segmento do cultivo protegido de hortaliças. “O SENAR oferece aos produtores todo o apoio técnico por meio de seus treinamentos para garantir a melhoria na produção”, finalizou.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink