CI

Cultivo protegido de hortaliças é foco em treinamento do Senar/SC em Adbon Batista

O curso foi ministrado pelo prestador de serviço em instrutoria da Hydrotec


O cultivo protegido de hortaliças, ou seja, em estufas, está em grande expansão e exige uma demanda cada vez maior de profissionais especializados. Com base nessa necessidade o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), desenvolveu, na última semana, um treinamento com 12 produtores rurais de Abdon Batista, no Meio Oeste catarinense, com o objetivo de capacitá-los para a produção de hortaliças em cultivo protegido.

O curso foi ministrado pelo prestador de serviço em instrutoria da Hydrotec Treinamentos, José Leocádio Martins. Segundo ele, essa técnica traz importantes vantagens e permite produzir com qualidade em qualquer época do ano, obtendo melhor remuneração na atividade. “A produção adaptada à sua melhor época permite, desde que atendidas as exigências nutricionais, o máximo desenvolvimento de hortaliças e manifesta o potencial produtivo com resistência às pragas e doenças”, explicou.   

Segundo Martins foram repassadas aos produtores as características produtivas de relevo, clima e solo, bem como aspectos gerais da construção de estufas. “É necessário fazer a escolha correta dos materiais para a construção da estufa e compreender as influências do clima nesse processo, além de conhecer as espécies adaptadas conforme cada região”.

Martins explicou que o uso de estufas permite proteger o ambiente de cultivo das intempéries do clima, tais como geadas, ventos fortes, chuvas intensas e granizos, além de possibilitar o aumento do potencial de produção. “A partir da melhoria da qualidade do produto, é possível a colheita fora de época, pois possibilita manter a temperatura e a umidade do ambiente dentro do exigido por cada hortaliça”.

De acordo com o supervisor do Senar/SC na região Meio Oeste, Diego Machado Visintin, os produtores tiveram acesso a dados técnicos, financeiros e às tendências de mercado para o segmento do cultivo protegido de hortaliças. “O Senar/SC oferece aos produtores todo o apoio técnico por meio de seus treinamentos para garantir a melhoria na produção”, finalizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.