CI

Cultivo Protegido de Uvas de Mesa será tema de Dia de Campo em Alto Feliz

Dia de Campo sobre o tema, na propriedade do agricultor Jair Freiberger, de Alto Feliz


Com o objetivo de divulgar o cultivo de mesa em ambiente protegido, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa Uva e Vinho programam para sexta-feira (22/02), a partir das 13h30, um Dia de Campo sobre o tema, na propriedade do agricultor Jair Freiberger, de Alto Feliz. Na ocasião serão três estações em que serão abordados o manejo das cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia sob cultivo protegido, consolidação de uma agroindústria de sucos de uva e geleias, a Lei do Vinho Colonial, qualidade das mudas e a implantação do vinhedo.

Uma quarta estação trará a experiência da família Freiberger, que é pioneira na adoção do cultivo protegido no município, especialmente das variedades de mesa. "Esta é uma tecnologia que está em franca expansão, mas que possui técnicas diferentes quando comparamos com o cultivo a céu aberto", destaca o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine. Em Alto Feliz são 175 hectares de videiras, sendo 130 destinados ao comércio de mesa, e a maioria cultivares de Niágara Branca e Rosada.

O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Governo Federal e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3455-8087, pelo WhatsApp (54) 99629-7194 ou ainda pelo e-mail [email protected]. O mapa para o local do evento pode ser acessado no link bit.ly/dcaltofeliz.

Programação

13h30 ? Recepção e abertura
14h ? Estações
1) Manejo de cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia sob cultivo protegido ? Roque Antônio Zilio (Embrapa Uva e Vinho)
2) Agroindústria e a Lei do Vinho Colonial ? Thompsson Didoné (Emater/RS-Ascar)
3) Qualidade das mudas e implantação do vinhedo ? Daniel Grohs (Embrapa Uva e Vinho)
4) Experiência do produtor ? Jair Freiberger e família

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.