CI

Cultivos de cobertura ou rotação não são indicados para todos

De acordo com o engenheiro agrônomo Bill Crabtree


 

De acordo com o engenheiro agrônomo Bill Crabtree, que também é consultor e produtor de grãos no Oeste da Austrália, os cultivos de cobertura ou rotação não são indicados para todos os locais. A polêmica surgiu durante sua palestra no Congresso da Associação de Produtores de Plantio Direto da Argentina, que está sendo realizada em Rosario. 

Ele criticou os profissionais que tentam vender essas práticas para todo e qualquer agricultor. Segundo Crabtree, a questão mais importante a se considerar é o clima. Ele concorda que os cultivos de cobertura são importantes, mas praticamente só para o Centro-Oeste do Brasil e Meio Oeste dos Estados Unidos. Para áreas mais secas, como o pampa argentino, o pampa gaúcho, as planícies do Canadá ou o Oeste da Austrália, a prática é contraindicada.

“Usar cultivos de cobertura em áreas secas é muito custoso do ponto de vista financeiro e toma toda a água e umidade do solo por todo o ano. Portanto, essa prática agrícola foi praticamente abandonada no deserto da Austrália e quase 90% dos produtores começaram a usar plantio direto e aumentaram os rendimentos. A mesma experiência teve um cliente meu do Colorado, nos EUA, então não acreditem nesses especialistas norte-americanos ou brasileiros que tentam vender cultivos de cobertura para qualquer produtor”, sustentou Crabtree ao Portal Agriculture.com.

O consultor afirmou também que a rotação de cultivos talvez não seja interessante para todos: “Em alguns casos, a rotação de culturas diminui a produtividade no longo prazo. Em algumas regiões da Austrália, se você só plantou canola ou cevada, a produtividade só aumentou ao longo do tempo. Em outras regiões, o mesmo acontece nas monoculturas de milho, soja ou trigo. Então, não compre essa ideia de que a rotação é boa para qualquer localidade”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.