CI

Cultura do girassol floresce na França

Grupo pretende moer 1,1 milhão de toneladas de girassol por ano em dois anos


Foto: Marcel Oliveira

A Avril, o quinto maior grupo de agronegócio da França e o maior produtor de biodiesel da Europa sob sua subsidiária Saipol, planeja expandir sua capacidade de moagem de girassol em uma tentativa de reduzir sua dependência das importações de óleo de girassol e farinha, informou a Reuters.

Como resultado da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os dois maiores produtores e exportadores de óleo e farinha de girassol, os embarques foram seriamente afetados. A Rússia e a Ucrânia juntas respondem por cerca de 80% das exportações mundiais de óleo de girassol.

De acordo com a Reuters, a decisão de expandir a capacidade de produção foi tomada pela Avril antes que as tensões na região do Mar Negro aumentassem, mas os planos foram acelerados recentemente, segundo a agência citou o presidente-executivo da Avril, Jean-Philippe Puig.

Criada por produtores franceses de oleaginosas e proteaginosas, a Avril, por meio de sua subsidiária Saipol, é a maior fabricante de biodiesel e rações para nutrição animal na França e líder em óleo de cozinha e produtos químicos à base de plantas.

O grupo pretende moer 1,1 milhão de toneladas de girassol por ano em dois anos, ante as atuais 700 mil toneladas. Até lá, espera-se que os agricultores franceses tenham aumentado a área plantada com a oleaginosa em 30% de 2021 para 900.000 hectares. "Depois disso, a França não estará longe de ser equilibrada em óleo de girassol", disse Puig.

Em comparação com o milho, que é plantado na mesma época na primavera, as sementes de girassol precisam de menos água e menos fertilizante para prosperar, cujo preço disparou no ano passado. Além disso, seus custos de secagem são menores, disse o presidente da Avril, Arnaud Rousseau.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.