CI

Culturas antes negligenciadas entram em ascensão

"Hoje só produzimos aproximadamente 170 culturas em uma escala comercialmente significativa"


Existem milhares de culturas que foram negligenciadas ou subutilizadas durante séculos pela humanidade e que agora estão voltando a entrar em ascensão. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), ao longo da história humana, das cerca de 30 mil espécies de plantas comestíveis, 6 a 7 mil espécies foram cultivadas para alimentação. 

“No entanto, hoje só produzimos aproximadamente 170 culturas em uma escala comercialmente significativa. Ainda mais surpreendente, nós dependemos muito apenas de cerca de 30 deles para nos fornecer calorias e nutrientes que precisamos todos os dias. Mais de 40% de nossas calorias diárias vêm de três produtos básicos: arroz, trigo e milho!”, diz a FAO. 

Nesse cenário, a Organização listou uma série motivos para começar a utilizar esses alimentos em nossa dieta, um deles é porque esses produtos enriquecem nossa alimentação. Ao confiar em tão poucas colheitas para alimentar a maior parte do mundo, nos deixamos vulneráveis a uma doença ou praga que destrói grande parte de nossos sistemas alimentares. 

“Culturas tradicionais são particularmente úteis, pois muitas possuem propriedades resistentes ao clima, como a capacidade de sobreviver a inundações ou secas. Eles também podem crescer em alguns tipos de climas nos quais outras culturas “padrão” não podem crescer. Não são apenas as culturas tradicionais que estão sendo ignoradas, é a maneira tradicional de cultivá-las e colhê-las”, comenta. 

De acordo com a FAO, algumas culturas tradicionais têm bom potencial comercial e podem ser uma excelente cultura comercial para pequenos agricultores familiares. “Da próxima vez que você estiver em um mercado local, em vez de ficar gravitando em direção às mesmas frutas e legumes, procure por aquelas que você normalmente não percebe e tente algo novo”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.