Culturas de cobertura aliviam temperatura do solo
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Pixabay

ESTUDO

Culturas de cobertura aliviam temperatura do solo

Elas "quebram" o solo
Por: -Leonardo Gottems
413 acessos

As características do solo, como teor de matéria orgânica e umidade, desempenham um papel vital ajudando as plantas a florescer. Acontece que a temperatura do solo é igualmente importante, afirmou a American Agronomic Society.  

Cada planta precisa de uma certa temperatura do solo para prosperar. Se a temperatura mudar muito rapidamente, as plantas não terão um bom desempenho. Suas sementes não germinarão ou suas raízes morrerão.  

"A maioria das plantas são sensíveis a mudanças bruscas da temperatura do chão", disse Samuel Haruna, um pesquisador da Middle Tennessee State University. "Você não quer que mude muito rápido porque as plantas não aguentam", completou.   

Uma pesquisa realizada pela Society mostrou que tanto as culturas de cobertura quanto as culturas perenes de biocombustíveis podem aliviar a compactação do solo. As culturas de cobertura são geralmente plantadas entre as culturas comerciais como milho e soja para proteger o solo nu. Eles sombreiam o solo e ajudam a reduzir a evaporação da água do solo. Suas raízes também adicionam matéria orgânica ao solo e evitam a erosão do mesmo. Isso também o mantém esponjoso, ajudando a reter água.  

Mas Haruna queria saber se o biocombustível perene e as culturas de cobertura também poderiam ajudar os solos a se protegerem das oscilações de temperatura. Haruna e uma equipe de pesquisadores cultivaram vários tipos de cobertura morta e culturas perenes de biocombustíveis no campo. Mais tarde, eles testaram os solos em laboratório para determinar sua capacidade de regular a temperatura.  

"Fiquei surpreso com os resultados", disse Haruna. Ele descobriu que tanto o biocombustível perene quanto as plantas de cobertura ajudam os solos a se protegerem de temperaturas extremas. Eles fazem isso diminuindo a rapidez com que as temperaturas se espalham pelo solo. Suas raízes quebram o solo, evitando que as moléculas do solo se aglutinem e aqueçam ou esfriem rapidamente. As raízes de ambas as culturas também adicionam matéria orgânica ao solo, o que ajuda a regular a temperatura. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink