Agronegócio

Culturas de inverno sofrem com clima no RS

Potencial produtivo da canola poderá ser afetado
Por:
1974 acessos
por

No período entre 20 e 26 de setembro, foram registrados altos volumes de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul. Na Metade Norte, a atuação de áreas de instabilidade provocou chuva intensa em diversas localidades.
Segundo o Informe Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, entre a sexta (20) e a segunda-feira (23), a atuação de um Ciclone Extratropical favoreceu a formação de grandes aglomerados de nuvens e provocou chuva forte e temporais, com registro de queda de granizo.


Estas condições climáticas afetaram as lavouras de canola que ainda se encontram nas fases de enchimento do grão e maturação. Devido a pequenas perdas em áreas pontuais de alguns municípios, o potencial produtivo poderá ser afetado, mas somente uma avaliação mais precisa nos próximos dias poderá confirmar essa situação. 


Já as lavouras colhidas antes deste período tiveram boa produtividade.

A cevada também foi prejudicada pelo clima: o desenvolvimento foi lento durante a semana. Entretanto, a produtividade final ainda deve ficar igual ou maior do que o estimado inicialmente. 

Os agricultores seguem fazendo os tratamentos fúngicos contra ferrugens, septória e giberella, visando obter produto de qualidade industrial.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink