CI

Curitiba terá uma semana dedicada à alimentação orgânica

Objetivo é estimular o consumo


Objetivo é disseminar o conceito de orgânicos, divulgar os benefícios desses alimentos e estimular o consumo; evento acontece de 13 a 17 de abril, no Mercado de Orgânicos

Começa nesta quarta-feira, dia 13, em Curitiba, a Semana de Orgânicos. O evento é organizado pelos comerciantes do Mercado de Orgânicos, o primeiro público do Brasil, e segue até 17 de abril, no pavilhão anexo ao Mercado Municipal de Curitiba. São considerados orgânicos os alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto químico.


O objetivo Semana de Orgânicos é, dentre outros, estimular o consumo dos produtos orgânicos e sensibilizar a população em geral para os seus benefícios. A programa ção inclui a realização de palestras, oficinas, degustações e sessões de tratamentos de beleza. Os produtos comercializados durante a ação terão descontos especiais.

Durante a Semana de Orgânicos, serão distribuídas cartilhas sobre a produção orgânica e realizados minicursos de culinária orgânica. Para as crianças, haverá oficinas de orientação, para a montagem de minijardins.

Dentre os temas abordados nas palestras estão "Bem-estar e saúde na aromaterapia" (14 de abril, às 15 horas); "Orgânicos e saúde: alimentando a imunidade" (dia 16 de abril, às 10 horas); "Medicina da ciência moderna e produtos orgânicos: a visão do médico quântico e relativista sobre a alimentação atual" (dia 16 de abril, às 14 horas); e "Café orgânico" (dia 16 de abril, às 15 horas).

Luis Guilherme Paraná Barbosa Lemes, supervisor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), diz que o evento representa uma forma de aumento de renda para os comerciantes de orgâni cos. O SENAR-PR, assim o Sebrae/PR, apoia tanto produtores de orgânicos quanto revendedores desses alimentos. "O fato de muitas pessoas desconhecerem os benefícios dos alimentos orgânicos justifica a realização do evento. Outra boa razão é que a diminuição no valor de venda dos produtos tende a gerar um aumento de consumo. Além dos consumidores comuns, os orgânicos vêm conquistando, cada vez mais, restaurantes e chefes de cozinha", avalia.

João José Passini, engenheiro-agrônomo e gestor do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional, explica que, durante a Semana de Orgânicos, a Itaipu, uma das patrocinadoras do evento, apresentará uma experiência de sucesso. É o Programa Cultivando Água Boa, que teve início em 2003 e mudou a realidade de agricultores familiares do oeste do Paraná.

O engenheiro explica que a apresentação visa incentivar prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba a apoiarem os produtores de orgânicos e a investi rem em educação ambiental, a exemplo do que ocorre no oeste paranaense. "Vamos mostrar o caso da Cooperativa Agroecológica e da Indústria Familiar (Cooperfam), de Marechal Cândido Rondon, que, assessorada pela Itaipu e seus parceiros, fechou com o Estado do Paraná um contrato para o fornecimento de produtos para a merenda escolar em escolas públicas da região, em dezembro de 2010. A ideia é incentivar que novos acordos sejam firmados em 2011."

Para João José Passini, a agricultura orgânica gera resultados positivos para toda a sociedade. "Esse sistema produtivo minimiza impactos ambientais e sociais. Os produtos orgânicos, sem agrotóxicos e sem adubos químicos respeitam o ar, a água e o solo, além de protegerem a propriedade, tornando a agricultura familiar autossustentável. Os consumidores que optam por esses produtos tem uma alimentação saudável e ganham mais saúde", assinala.


O Sebrae/PR apoia, desde 2009, por meio do Projeto Cadeia de Hortifrutigranjeiros d e Curitiba e Região Metropolitana, o desenvolvimento dos comerciantes que atuam no Mercado Municipal de Curitiba.

A consultora e gestora do Projeto de Hortifrutigranjeiros do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, explica que a Semana de Orgânicos é fruto de um trabalho de consultoria e planejamento estratégico feito pela entidade e parceiros junto aos comerciantes do Mercado Municipal. "O Sebrae/PR orientou os empresários do Mercado Orgânico a melhorarem a comercialização dos produtos e a atuarem em grupo, para, dessa forma, solucionar questões comuns", assinala a consultora.

Empresas

Participam da iniciativa as empresas Biossana Orgânicos, Capulho Roupas Orgânicas, Ceccon Produtos Orgânicos, Nico's Café Orgânico, Nico's Empório, Natural Market, Cativa Natureza Cosméticos Orgânicos, Ohana Restaurante, Organique Essentiel, Taurino´s Organic, Arte Verde Comida Orgânica, Native Produtos da Natureza, Couve & Flor Vegetais Orgânicos, JP Frutas Legumes e Hortaliças.

Segundo levantamento feito pela ONG Projeto Organics Brasil, que reúne empresas exportadoras de produtos e insumos orgânicos, a venda de produtos orgânicos no País alcançou, apenas em 2010, o equivalente a R$ 350 milhões, valor 40% superior ao registrado em 2009.

A Semana de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba tem apoio do Sebrae/PR, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAB), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Sistema Fercomércio/PR, Prefeitura de Curitiba, Itaipu Binacional e SENAR-PR. Outras informações sobre a Semana de Orgânicos do Mercado Municipal podem ser obtidas pelo telefone (41) 3363-3764.

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.