CI

Curitiba vai sediar congresso nacional de recursos genéticos

Programação foi dividida em palestras, painéis, minicursos e apresentações orais de trabalhos científicos


Programação foi dividida em palestras, painéis, minicursos e apresentações orais de trabalhos científicos

Curitiba vai sediar, de 8 a 11 de novembro, o IV Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, considerado o principal fórum nacional para discussão do avanço científico nessa área do conhecimento. De acordo com a engenheira-agrônoma Vânia Moda Cirino, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e presidente da comissão organizadora, há mais de 570 trabalhos científicos inscritos. São esperados cerca de mil participantes. 

Segundo Vânia, recurso genético é a fração da biodiversidade que tem valor real ou potencial para a humanidade, seja na alimentação, agricultura, pecuária ou na silvicultura. A biodiversidade brasileira compreende cerca de 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo. “Conhecer e usar com sabedoria esses recursos é fundamental para garantir a segurança alimentar hoje e no futuro”, diz a pesquisadora. 

A extensa programação científica (que abrange recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos) foi dividida em palestras, painéis, minicursos e apresentações orais de trabalhos científicos. 

Recursos genéticos e desenvolvimento sustentável; potencial de uso da biodiversidade brasileira; segurança alimentar e bem estar social; avanços nas técnicas de coleta e de conservação; potencial farmacológico de espécies vegetais do Bioma Amazônico e os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade serão, dentre muitos outros, os temas debatidos e aprofundados por especialistas de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do mundo. 

Em paralelo ao congresso acontece reunião de trabalho envolvendo curadores de bancos de germoplasma - que são unidades de conservação de material genético normalmente sediadas e administradas por centros de pesquisa -, uma feira de guardiões da biodiversidade e um concurso de fotos e vídeos entre os congressistas. 

A Feira Nacional dos Guardiões da Agrobiodiversidade será em 11 de novembro, no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal (UFPR), e é aberta ao público em geral. O objetivo é reunir agricultores que fazem a conservação da agrobiodiversidade para favorecer o intercâmbio de materiais entre eles, além de aproximá-los da população urbana para que a sociedade possa reconhecer e valorizar sua importância. 

O IV Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos é uma promoção da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e, nesta edição, organizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Mais informações em www.cbrg2016.com.br

Serviço: 

IV Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. 
Data: 8 a 11 de novembro. 
Local: Expo Unimed - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Campo Comprido - Curitiba, PR. 
Informações e inscrições: www.cbrg2016.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.