CI

Curso abordará em Neópolis o ácaro-vermelho-das-palmeiras, a nova praga do coqueiro

Apresentação de nova praga do coqueiro e ações de pesquisa e defesa em andamento


Apresentação de nova praga do coqueiro e ações de pesquisa e defesa em andamento. Esse é o tema do Curso de capacitação sobre o ácaro-vermelho-das-palmeiras que acontece em Neópolis, Sergipe, dia 17 de junho próximo, na sede da Ascondir.

Promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e Emdagro, o curso é destinado aos produtores de coco, técnicos e estudantes da região de Neópolis onde o pesquisador entomologista Adenir Teodoro demonstrará como reconhecer e controlar o ácaro-vermelho-das-palmeiras além de mostrar sua biologia. A coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Maria Aparecida Andrade Nascimento, abordará as ações de defesa fitossanitária empreendidas sobre a praga.

O ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica), detectado recentemente pelos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ataca coqueiros, bananeiras, dendezeiros e mais de noventa espécies de plantas, principalmente palmeiras, causando  amarelecimento severo e necrose das folhas e consequentemente a redução drástica da produtividade, principalmente em plantas novas e mudas em viveiros.

Adenir Teodoro, coordenador do evento, relata que o ácaro-vermelho-das-palmeiras, identificada a olho nu pela sua cor vermelha intensa, tem alto poder reprodutivo, pois uma fêmea pode colocar até 160 ovos.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.