CI

Curso apresenta novas tecnologias sobre produção de sementes de hortaliças

XVI Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças acontece no período de 19 a 21 de outubro


XVI Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças acontece no período de 19 a 21 de outubro

A exploração de temas relacionados à produção de sementes de hortaliças faz parte do calendário de eventos anuais da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), que a cada ano contemplam diferentes localidades, identificadas a partir de demandas regionais. Este é o caso, por exemplo, do XVI Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, que acontece no período de 19 a 21 de outubro de 2016 no município paraibano de Areia.

Dirigido a estudantes, professores e profissionais que atuam na área de melhoramento genético, tecnologia de sementes e produção de hortaliças, o curso é sempre muito concorrido e geralmente atrai um bom público, sempre crescente, de outras cidades próximas. Para o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Warley Nascimento, que coordena o curso com professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o interesse em participar reflete a importância do tema em todas as suas conotações.

"Com relação à produção de sementes de hortaliças, temos ainda no Brasil um grande gargalo, já que a maior parte do material utilizado pelo produtor é fruto de importação, então é um mercado pouco explorado, o que abre novas oportunidades para a cadeia produtiva", anota o pesquisador. Segundo ele, como as inovações tecnológicas têm possibilitado uma constante modernização do setor produtivo de hortaliças, há naturalmente reflexos na produção de sementes, "que mostra alguns avanços, com destaque para algumas culturas como tomate, cebola, cenoura e folhosas".

A abertura de novas frentes é defendida por Nascimento, para quem a região do Distrito Federal e entorno tem um importante papel a desempenhar nesse contexto. "A região tem mostrado condições bastante promissoras de tornar-se um polo de produção de sementes, e o sucesso recente dos ensaios realizados com leguminosas, a exemplo de cultivos com grão-de-bico, reforça esse potencial".

Publicações

A temática relacionada à produção de sementes não ficou restrita aos cursos, promovidos desde 2001. Durante a sua quarta edição, realizada em Uberlândia, MG, foi lançado o livro Produção de Sementes de Hortaliças, volumes I e II. Os livros complementam e atualizam o conteúdo de outras publicações lançadas anteriormente: Tecnologia de Sementes de Hortaliças (2009) e Tecnologia de Produção de Sementes (2011).

Programação

Sediado no Campus II da Universidade Federal da Paraíba, em Areias, o curso vai contemplar tópicos como mercado de sementes, legislação, produção de sementes orgânicas, produção de mudas de hortaliças, cultivo protegido, aspectos da qualidade sanitária de sementes, produção de sementes de várias espécies, beneficiamento e tratamento de sementes, análise de sementes, e contará ainda com visita a campos de produção localizados na região.

Informações: www.embrapa.br/hortalicas/curso-sementes / [email protected] / Telefone (061)3385-9114/9030

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.