CI

Curso capacita 86 técnicos da região do Arco Verde no Pará

Serão capacitados 86 técnicos de campo de nível médio e/ou superior que atuam nos 43 municípios da região do Arco Verde


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal – (IFPA), realiza, de 08 a 26 de novembro, o curso de Aperfeiçoamento em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Serão capacitados 86 técnicos de campo de nível médio e/ou superior que atuam nos 43 municípios da região do Arco Verde. Foram disponibilizadas duas vagas para cada município.

A operação Arco Verde do governo federal foi institucionalizada pelo Decreto nº 7.008, de 12 de novembro de 2009, para reduzir o nível de desmatamento nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. A ideia é favorecer a transição do atual modelo de produção para um modelo sustentável. A SAF/MDA participa da ação promovendo o fortalecimento e a qualificação de agentes de Ater nos municípios do Arco Verde, apoiando o acesso dos agricultores familiares às linhas de crédito “verdes” do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e implantando o Pronaf Sustentável.

O objetivo do curso é formar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para apoiar o desenvolvimento rural sustentável da região norte. O curso vai abordar as políticas públicas do governo federal que visam reverter a atual situação de desmatamento na região.

A capacitação será executada pelo IFPA e contempla dois cursos simultâneos, com carga horária de 160 horas cada. Os candidatos selecionados são extensionistas que trabalham com agricultura familiar vinculados a instituições estaduais de Ater, prefeituras, organizações não governamentais, sindicatos e outras instituições.

A seleção dos currículos foi realizada pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da SAF/MDA em parceria com as Delegacias Federais do MDA, Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural, e Prefeituras Municipais dos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.