Curso capacita 86 técnicos da região do Arco Verde no Pará

Agronegócio

Curso capacita 86 técnicos da região do Arco Verde no Pará

Serão capacitados 86 técnicos de campo de nível médio e/ou superior que atuam nos 43 municípios da região do Arco Verde
Por:
771 acessos

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal – (IFPA), realiza, de 08 a 26 de novembro, o curso de Aperfeiçoamento em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Serão capacitados 86 técnicos de campo de nível médio e/ou superior que atuam nos 43 municípios da região do Arco Verde. Foram disponibilizadas duas vagas para cada município.

A operação Arco Verde do governo federal foi institucionalizada pelo Decreto nº 7.008, de 12 de novembro de 2009, para reduzir o nível de desmatamento nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. A ideia é favorecer a transição do atual modelo de produção para um modelo sustentável. A SAF/MDA participa da ação promovendo o fortalecimento e a qualificação de agentes de Ater nos municípios do Arco Verde, apoiando o acesso dos agricultores familiares às linhas de crédito “verdes” do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e implantando o Pronaf Sustentável.

O objetivo do curso é formar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para apoiar o desenvolvimento rural sustentável da região norte. O curso vai abordar as políticas públicas do governo federal que visam reverter a atual situação de desmatamento na região.

A capacitação será executada pelo IFPA e contempla dois cursos simultâneos, com carga horária de 160 horas cada. Os candidatos selecionados são extensionistas que trabalham com agricultura familiar vinculados a instituições estaduais de Ater, prefeituras, organizações não governamentais, sindicatos e outras instituições.

A seleção dos currículos foi realizada pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da SAF/MDA em parceria com as Delegacias Federais do MDA, Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural, e Prefeituras Municipais dos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink