CI

Curso de beneficiamento do Senar garante renda extra a produtores de caju do RN

O caju é um alimento que tem mil e uma utilidades


Foto: Divulgação

O caju é um alimento que tem mil e uma utilidades. Dele se aproveita tudo, da fruta à castanha, e ainda pode ser usado na produção de sucos, mel, doces e tortas. Para usufruir de toda essa diversidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Rio Grande do Norte oferece o curso de beneficiamento do caju aos produtores rurais.

No município de Florânia, na região do Seridó, a produtora Maria Aparecida Nascimento se inscreveu no curso após se sentir incomodada com o desperdício da fruta que não era vendida para fábrica ou para o comércio.

Com o curso do Senar, Maria e outros alunos aprenderam diversas receitas e receberam orientações sobre padrões de higiene na fabricação dos alimentos, valores nutricionais e misturas que podem gerar produtos salgados e doces à base da fruta.

“Com a carne básica, eu posso fazer hambúrguer, torta e almôndega. Nós compramos um freezer para guardar uma parte. O que a gente não consegue vender, eu aproveito. Sempre que eu quiser um caju pra fazer uma receita eu tenho no freezer”, disse.

Por enquanto, Aparecida faz os derivados de caju apenas pra consumo da família, mas pensa em ter uma renda extra no futuro. “Eu gosto do suco que minha mãe faz. Ela aprendeu a fazer muita coisa nova e boa para comer”, afirmou Tiago Nascimento. “A criança leva o hambúrguer para a escola. Ele tem gostado bastante dessa receita e nós estamos todos satisfeitos”, disse o esposo Manoel Pinto Neto.

A instrutora do Senar RN, Bárbara Isabaux, explicou que a renda extra é um dos objetivos do treinamento, já que a maior parte dos alunos já produz a fruta. “O curso proporciona renda para a comunidade e gera empreendedorismo. Eles podem produzir doces na região e vender tranquilamente meio quilo a 20 reais e 25 reais. Assim, geram renda para sua casa e para a comunidade também”.

Para a produtora rural e aluna do curso Géssika Silva, o conhecimento adquirido será usado para valorizar ainda mais o caju. “Quero treinar mais para poder receber encomendas de fora e vender meu produto”.

O estudante em tecnologia de alimentos Gabriel Cruz pretende voltar para o campo em breve, onde estão seus avôs, por isso se matriculou no curso. “Esse curso é uma forma de agregar conhecimento na minha faculdade e futuramente posso seguir os caminhos dos meus avôs, já que me interessei na área de cursos de alimentos e receitas regionais”, destacou.

As receitas de caju são escolhidas com base na tradição e na praticidade. “É uma troca muito gostosa e saborosa. Os alunos trazem receitas bem regionais, como o doce de caju ameixa e caju espécie, tradicional do Seridó. É um doce muito rico e típico da região. Tudo beneficiado aqui”, destacou a instrutora do Senar RN, Bárbara Isabaux.

Para saber mais sobre os cursos de capacitação, procure o sindicato rural ou Senar do seu estado. Não deixe de conferir também os cursos de educação à distância e a coleção online de cartilhas. Assista a reportagem completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.