CI

Curso de extensão Biocombustíveis e sustentabilidade energética

Inscrições até 20 de outubro


Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Biocombustíveis e sustentabilidade energética”, oferecido pelo Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN), que será realizado no Laboratório Central, na Rua 10, no 2527, Bairro Santana em Rio Claro.  As inscrições poderão ser realizadas até 20 de outubro de 2016, no site do Instituto www.ipben.unesp.br.

O curso tem como objetivo apresentar as etapas de produção e desenvolvimento de biocombustíveis tais como: processamento da biomassa, pré-tratamentos, hidrólise enzimática, fermentação e processos de biodigestão usados no re-aproveitamento de resíduos orgânicos. Além disso serão abordadas ferramentas analíticas utilizadas no monitoramento da qualidade dos biocombustíveis; técnicas modernas de genômica e aplicação da biorrefinaria na conversão de resíduos em produtos de valor agregado elevado, analisando as perspectivas industriais do setor.

Estrutura - As aulas serão oferecidas aos sábados, de manhã (8 às 12h) e à tarde (14 às 18h), nos dias 5, 19 e 26 de novembro de 2016, com carga horária total de 24 horas.

Inscrição: formulário no site www.ipben.unesp.br
Valor: gratuito
Limite de vagas: 50
Certificado: Fornecido pelo Instituto de Pesquisa em Bioenergia IPBEN/UNESP, mediante 70 % de presença e avaliação.
 

Conteúdo do curso:

  • O curso abordará as principais etapas dos processos de produção e ferramentas modernas aplicadas ao desenvolvimento de biocombustíveis:
  • Qualidade e monitoramento dos biocombustíveis;
  • Biomassa como matéria-prima para biocombustíveis;
  • Produção de biomoléculas de interesse industrial a partir de resíduos da indústria de biocombustíveis;
  • Biodigestão de resíduos orgânicos aplicada à geração de biocombustíveis;
  • Genômica e evolução experimental de leveduras aplicadas a biocombustíveis;
  • Biorrefinaria aplicada em processos de produção de biocombustíveis.

Docentes: Adilson Roberto Gonçalves, Jeferson Gross, Jonas Contiero, Michel Brienzo, Nelson Ramos Stradiotto e Sandra I.  Maintinguer.
Contato
Tel.: (19) 3531-8404 (Luís Ricardo)
E-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.