Curso de Fruticultura encerra com avaliação positiva
CI
Imagem: Pixabay
CURSO

Curso de Fruticultura encerra com avaliação positiva

Curso de Fruticultura realizado pela Emater/RS-Ascar e pela Embrapa encerrou no dia 24/09 com avaliação positivae
Por:

Desenvolvido em quatro módulos, o Curso de Fruticultura realizado pela Emater/RS-Ascar e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) encerrou na quinta-feira (24/09) com avaliação positiva. Os quatro módulos aconteceram nos dias 15, 17, 22 e 24/09, com cerca de 270 participações simultâneas em alguns módulos e mais de mil visualizações em cada módulo após a realização do curso. A capacitação contou com apresentações de extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, pesquisadores e agricultores. A mediação foi realizada pela extensionista rural Patricia Grinberg e participaram como palestrantes os extensionistas rurais Vivairo Zago, Mirian Trevisan e Marco Antônio dos Santos, os pesquisadores, Gilberto Nava, Luís Eduardo Corrêa Antunes, Dori Nava e Lucas Garrido, e os produtores Fabio Cereta, João Batista Franck e Roberto Coletti.

Entre os temas abordados constaram a implantação e manejo de pomares, doenças em viticultura, controle da mosca-das-frutas, amora preta e mirtilo. "Estes temas foram selecionados por uma equipe de pesquisadores e extensionistas rurais por serem áreas que são gargalos na nossa região para ampliação e consolidação da fruticultura. Já a amora e o mirtilo, podem se adaptar a locais mais específicos", ponderou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Marines Bock.

O curso visou proporcionar aos participantes algumas informações relevantes sobre os temas propostos, mas também um espaço de interação entre pesquisadores, técnicos e produtores para troca de experiências, conhecimentos e também para os pesquisadores levantarem demandas para serem estudas a partir das necessidades de técnicos e agricultores.

A fruticultura é considerada uma área com grande potencial produtivo na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade. Anualmente, a parceria entre as instituições realiza no Parque da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo, um dia de campo com o objetivo de incentivar a produção de diferentes variedades de frutas e sanar dúvidas dos agricultores participantes. Neste ano, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o curso foi adaptado para o meio digital. A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Souza, avalia que "realizar o curso de forma online e gratuita amplia a participação de pessoas que não poderiam estar presentes em um dia de campo tradicional. São novas reflexões que a pandemia nos proporciona", ponderou.

Quanto aos assuntos propostos e a parceria entre as instituições, a extensionista Marines avalia que os temas foram abordados com uma linguagem muito acessível, clara e objetiva, o que gerou interesse do público, que teve grande participação nas transmissões ao vivo e nas visualizações posteriores. "Nesse formato conseguimos atingir um grande número de produtores, estudantes e técnicos, tanto no Rio Grande do Sul, quanto de outros estados. A parceria com a Embrapa é fundamental, pois a pesquisa nos traz o que existe de novidade na área para extensionistas e produtores. O uso das ferramentas online proporcionou nos aproximarmos de pesquisadores de diversas unidades, que talvez não pudessem estar de forma presencial, o que acaba sendo muito positivo nessa relação", avalia Marines.

O pesquisador da Embrapa Sérgio Bender avalia que a atividade foi "extremamente positiva, tendo em vista que a fruticultura é uma atividade muito importante para o setor produtivo, traz alta rentabilidade e está dentro das ações que a Embrapa Clima Temperado desenvolve. A parceria com a Emater garante o sucesso do evento, tendo em vista a participação do público, e os questionamentos e debates foram muito proveitosos".

Os quatro módulos do Curso de Fruticultura podem ser acessados pelo canal do Youtube da Embrapa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink