CI

Curso de Inseminação Artificial capacita primeira turma de 2022

O curso conta com aulas teóricas e práticas


Foto: Pixabay

A Embrapa Clima Temperado, em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Centro de Treinamento de Canguçu (CETAC), concluíu a realização do primeiro Curso de Inseminação Artificial, de forma presencial, em 2022. O curso conta com aulas teóricas e práticas e fez seu encerramento com o manejo da inseminação dos animais na área experimental da Estação Terras Baixas, em Capão do Leão, no último dia 31 de março. O grupo de treinandos está apto para atuar no mercado de trabalho da bovinocultura de corte e leite.

Ao alcançar uma trajetória de 20 anos de realização de formação de profissionais inseminadores, a pesquisadora Lígia Pegoraro estava entusiasmada por retomar os encontros de treinamento presenciais. “Não tínhamos há dois anos este treinamento, com as aulas teóricas e práticas. Este curso é muito importante para a cadeia da bovinocultura, pois precisamos capacitar profissionalmente na técnica de inseminação artificial, fundamental para o melhoramento genético dos rebanhos com ganhos de eficiência reprodutiva e consequentemente produtiva. A inseminação artificial ainda é a técnica de reprodução assistida com maior reflexo nos programas de melhoramento, e carece de profissionais capacitados para sua maior utilização ”, disse. 

Um ponto em destaque no grupo dos dez novos inseminadores capacitados foi a presença de 60% de mulheres. “Isto mostra o interesse e o envolvimento de todos na propriedade, aproveitando a capacidade e habilidades presentes”, ressaltou. Os professores que se envolveram nas aulas foram Andreia Lucas, Ligia Pegoraro, Mara Saafeld e Reginaldo Maciel.

O coordenador técnico da ETB, André Andres, dirigiu uma mensagem de valorização aos conhecimentos agregados pelos novos inseminadores na data do encerramento deste curso. O próximo está agendado para iniciar a partir do dia 27 de abril. Os Cursos de Inseminação Artificial contém uma carga horária de 40 horas/aula. As inscrições podem ser efetuadas diretamente no CETAC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.