CI

Curso e workshop abordam melhoramento de plantas

Abertura oficial do 4o Workshop de Melhoramento Vegetal com representantes das instituições parceiras


Foto: Pixabay

Esta semana teve início o 4o Workshop de Melhoramento Vegetal "Habilidades profissionais do melhorista de plantas", em formato on-line, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento das habilidades dos melhoristas em exercício na profissão e daqueles que ainda se encontram em formação nas universidades brasileiras. A realização é da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) e organização da Embrapa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Este ano, a programação está dividida entre os meses de setembro, outubro e novembro. No último dia 14, especialistas e acadêmicos iniciaram o Curso de Capacitação “Aperfeiçoamento em análises e interpretação de dados experimentais”, com os professores da José Airton Rodrigues Nunes e Tiago de Souza Marçal, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O treinamento segue pelos dias 21 e 28 de setembro e 05 de outubro, com carga horária de 14 horas.

Já em novembro, dia 5, o professor Rex Bernardo da University of Minnesota (EUA) traz o tema “As habilidades profissionais para o melhorista de plantas”, em workshop virtual. “Como melhoristas que somos não seremos nada se não formarmos novos melhoristas, profissionais que percebam que o conhecimento é a uma arma valiosa”, frisa Antônio Costa de Oliveira, presidente da SBMP. O professor da Universidade Federal de Pelotas (RS) destaca ainda que os profissionais de hoje precisam ter a capacidade de fazer boas escolhas em suas seleções, levando em consideração novos contextos, como biotecnologia, genômica, mudanças climáticas e crescimento da população.

Entre outras habilidades do melhorista, está o olhar para o mercado, “com uma visão apurada do todo, buscando, sobretudo, melhorar nossos potenciais”, pontua Antonio Rosa, melhorista e chefe-geral da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS). Assim como é necessário, segundo os pesquisadores, compreender que o melhoramento genético de plantas passa pela conservação dos recursos naturais, pois é possível “produzir mais e com mais qualidade e o melhoramento é o caminho para isso”, menciona o professor Elói Panachuki, gerente da Unidade Universitária de Aquidauana (UEMS).

Presidente da Regional Mato Grosso do Sul (SBMP/MS), o pesquisador da Embrapa Mateus Santos, classifica a qualificação dos melhoristas e estudantes como primordial para o desenvolvimento de novos materiais e o potencial que há na troca de experiencia e interação entre os especialistas. O professor da UFGD, Fabiano Antunes, completa que o momento é de oportunidade também para parcerias entre as instituições e evidenciar a eficiência do conhecimento cientifico presente na sociedade.

As inscrições para o curso estão encerradas, mas para participar do workshop em novembro, pesquisadores, professores e estudantes, de graduação e pós-graduação, podem acessar o portal do evento. 

Histórico

O 1º Workshop foi realizado pela UFGD (Dourados-MS) em 2014, com tema “Contribuições, avanços e perspectivas para o Cerrado Brasileiro”. O segundo evento aconteceu em Campo Grande (MS), em 2016, sob responsabilidade da Embrapa Gado de Corte abordando a “Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de cultivares para o Cerrado Brasileiro”. Em 2019, o workshop volta para a UFGD em um “Encontro de Profissionais do Melhoramento Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul”.

O comitê organizador desta 4ª edição é formado por Mateus Santos (Embrapa), Livia Davide (UFGD), Deisy Alexandrino Santos (UEMS), Sanzio Barrios (Embrapa) e Liliam Cândico (UFGD).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.