CI

Curso ensina compostagem de resíduos orgânicos da agroindústria do açaí

O curso será gravado e ficará disponível para os demais interessados no you tube da Embrapa após a realização


Foto: Arquivo

Nesta quarta-feira, 27 de outubro, a Embrapa Cocais e a Embrapa Agrobiologia realizam o "Curso compostagem de resíduos orgânicos da agroindústria do açaí”, das 8h às 17h, voltado para professores, alunos e pais de alunos da Escola Casa Familiar Rural de Quebra Pote, em São Luís, Maranhão. O evento será na modalidade presencial para alunos e professores e remota para os demais convidados (professores universitários e técnicos de assistência técnica e extensão rural) e será transmitido do auditório da escola por meio da plataforma Google Meet (acesso por link enviado ao público-alvo). O curso será gravado e ficará disponível para os demais interessados no you tube da Embrapa após a realização.

Na programação, palestras sobre “Desafios da gestão dos resíduos orgânicos do município” (Raimundo Nonato Lima Neto, engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Obras e Serviços – SEMOSP), “Compostagem” (Marcos Antonio de Almeida Leal, pesquisador da Embrapa Agrobiologia), “Manejo ecológico do solo” (Ednaldo Silva Araújo, pesquisador da Embrapa Agrobiologia) e “Preparação e montagem de composto orgânico - aula prática” (Carlos Freitas, pesquisador da Embrapa Cocais).

Para o coordenador do curso, o pesquisador Carlos Freitas, a importância do tema se deve ao crescimento dos resíduos do processamento dos frutos do açaí. “Estima-se cerca de 2 mil toneladas de resíduos anuais. Essa biomassa pode ser aproveitada na agricultura orgânica para apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar na Ilha de São Luís, melhorando os atributos físicos e químicos do solo”.

O curso tem o apoio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp, Casa Familiar Rural, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e Prefeitura de São Luís.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.